Gato sem pelos: Saiba tudo sobre a raça Sphynx
Com um visual exótico, o gato sem pelos da raça Sphynx, chama a atenção pela sua aparência singular. Os gatos podem despertar opiniões diversas: alguns os admiram por sua elegância e charme, enquanto outros têm uma visão diferente do felino. Conheça mais sobre o bichano.
Origem da raça Sphynx
Essa raça surgiu em 1966, no Canadá, devido a uma mutação genética, uma gata deu à luz um filhote sem pelos. O gatinho fez tanto sucesso que os criadores tentaram reproduzir, no entanto, tiveram que enfrentar muitos desafios devido a problemas genéticos e de saúde nos animais nascidos. Com a persistência, o sucesso foi obtido na década de 70 com os primeiros filhotes saudáveis.
Além disso, tradução do nome da raça Sphynx é esfinge, esta ganhou esse nome devido à semelhança com as famosas esfinges, por esta razão alguns pensam que sua origem é egípcia.
Características físicas
No geral, os felinos sphinx não são exatamente pelados. Sua penugem é bem fina e aveludada e sua pele pode ter uma variação de cores, indo de rosado a preto e branco, ou até mesmo com manchas.
Seu peso vai de 3,5 a 7 quilos e seu tamanho varia de médio a grande. Além disso, os machos adultos tendem a ser maiores do que as fêmeas
Temperamento e personalidade
Dentre as raças de gato, a sphinx é a mais amigável. O gato Sphynx é conhecido por buscar atenção constante, seguindo seus tutores pela casa e sendo até desajeitado em suas tentativas de interação.
Gosta de colo e é geralmente sociável, podendo conviver harmoniosamente com cachorros e outros gatos. Podendo desenvolver um forte vínculo com um membro da família, chegando a manifestar ciúmes.
Além disso, esse felino é altamente inteligente, respondendo bem ao treinamento positivo. Dada sua natureza brincalhona, é crucial fornecer estímulos mentais para mantê-los ativos.
Eles também se adaptam bem a apartamentos. Iniciar a socialização desde cedo é fundamental para promover um comportamento amigável e confiante.
Cuidados e Alimentação
Devido a quase ausência de pelos, é necessário dobrar os cuidados com a pele do animal. Sem pelos para proteger, a pele fica rapidamente desidratada e pode queimar se não usar protetor solar.
Sua alimentação deve ser balanceada, tomando cuidado com a quantidade devido a sua facilidade em engordar. Além disso, garantir uma dieta diversificada que inclua tanto alimentos úmidos quanto secos pode suprir todas as suas exigências nutricionais.