Qual é o menor país do mundo?

Qual é o menor país do mundo?

O Vaticano recebeu o título de menor país do mundo devido aos seus 0,44 quilômetros quadrados, sendo menor que muitas cidades ou bate mesmo bairros. O país é o local de residência oficial do Papa e sede da Igreja Católica.

Origem

O nome oficial do país é Estado Cidade do Vaticano, e está localizado em Roma, capital da Itália. O surgimento oficial do país foi em 11 de fevereiro de 1929, a partir do Tratado de Latrão, acordo feito entre a Santa Fé e o Reino da Itália.

Daí em diante, o país se tornou um órgão soberano reconhecido no mundo todo. Apesar disso, a ONU, Organização das Nações Unidas, não considera o Vaticano um país autônomo. Oficialmente, é uma teocracia, governada por Deus e representada pelo papa, um sistema que a ONU não reconhece.

Habitantes e a Cidade

O país tem cerca de 900 habitantes, sendo todos membros da igreja ou funcionários do clero. Dentre a população, ainda tem um batalhão de 104 guardas suíços responsáveis pela segurança do Papa desde 1506.

Além disso, a cidade tem suas peculiaridades, como seu próprio sistema de telefone, correio, estação de rádio, bancos e farmácias. Para manter o país, são necessárias a doações de fiéis, a renda proveniente do turismo e importações vindas da Itália de gás, energia e suprimentos.

Pontos turísticos

O principal ponto do vaticano é a Praça de São Pedro, que delimita o país com colunas marcando o seu limite, mas possui abertura para livre acesso e circulação de pessoas.

Outro ponto turístico do menor país do mundo, é a Basílica de São Pedro. A original foi construída no século IV pelo imperador Constantino. No entanto, foi demolida no século XV devido a danos na estrutura e falhas no projeto, dando lugar a atual Basílica, concluída no século XVII, recebendo o título de maior igreja do mundo.

Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

Por fim, temos a Capela Sistina, inspirada no Templo de Salomão, do Antigo Testamento, construída no fim do século XV. A capela serviu de tela para grandes artistas do Renascimento como Michelangelo, no século XVI.

Capela Sistina
Capela Sistina

Fonte: National Geographic, Revista Casa e Jardim

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *