Por que bocejamos?
Alguma vez você já se perguntou por que bocejamos? Geralmente isso ocorre como resultado de um reflexo involuntário, quando estamos cansados ou entediados. Uma vez desencadeado, o bocejo é difícil de conter. Por mais que tente fechar a boca, os músculos envolvidos no reflexo continuam a contrair-se. Mas por que exatamente isso acontece?
Por que bocejamos?
O bocejo vem quando há falta de oxigênio no ambiente e quando seus músculos estão relaxados. Bocejar frequentemente pode indicar uma falta de oxigênio, sugerindo a necessidade de um ambiente mais ventilado ou de exercícios. Beber água ou lavar o rosto com água fria ajuda geralmente a interromper o bocejo.
O bocejo pode ter como objetivo despertar a pessoa, promovendo o estiramento dos músculos e facilitando a circulação sanguínea. Durante a sonolência, os alvéolos pulmonares podem contrair-se levemente, e tanto o bocejo quanto o suspiro trabalham para reverter essas pequenas contrações nos pulmões.
Animais também bocejam
Assim como os humanos, os animais também bocejam. O bocejo em animais está relacionado com a atividade cerebral. Quanto mais ativo o cérebro, mais resfriamento ele necessita.
Como resultado, a duração do bocejo varia entre as espécies conforme o tamanho e o número de neurônios presentes no cérebro. Por exemplo, mamíferos tendem a bocejar mais e por períodos mais longos em comparação com aves.