Por que bocejamos?

Por que bocejamos?

Alguma vez você já se perguntou por que bocejamos? Geralmente isso ocorre como resultado de um reflexo involuntário, quando estamos cansados ou entediados. Uma vez desencadeado, o bocejo é difícil de conter. Por mais que tente fechar a boca, os músculos envolvidos no reflexo continuam a contrair-se. Mas por que exatamente isso acontece?

Por que bocejamos?

O bocejo vem quando há falta de oxigênio no ambiente e quando seus músculos estão relaxados. Bocejar frequentemente pode indicar uma falta de oxigênio, sugerindo a necessidade de um ambiente mais ventilado ou de exercícios. Beber água ou lavar o rosto com água fria ajuda geralmente a interromper o bocejo.

O bocejo pode ter como objetivo despertar a pessoa, promovendo o estiramento dos músculos e facilitando a circulação sanguínea. Durante a sonolência, os alvéolos pulmonares podem contrair-se levemente, e tanto o bocejo quanto o suspiro trabalham para reverter essas pequenas contrações nos pulmões.

Animais também bocejam

Gato bocejando
Gato bocejando

Assim como os humanos, os animais também bocejam. O bocejo em animais está relacionado com a atividade cerebral. Quanto mais ativo o cérebro, mais resfriamento ele necessita.

Como resultado, a duração do bocejo varia entre as espécies conforme o tamanho e o número de neurônios presentes no cérebro. Por exemplo, mamíferos tendem a bocejar mais e por períodos mais longos em comparação com aves.

Fonte: National Geographic, Super Interessante

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *