Água com gás faz bem ou mal para a saúde?

Água com gás faz bem ou mal para a saúde?

A água com gás tem ganhado popularidade por ser uma alternativa refrescante e efervescente na hora de se hidratar. No entanto, surge uma dúvida: água com gás faz bem para a saúde? Veja aqui, os prós e os contras que a bebida gaseificada oferece.

Água com gás faz bem ou mal?

Sim, a água com gás faz bem para a saúde, pois sua composição é a mesma que a água natural, o diferencial é o acréscimo de gás carbônico, CO₂, que cria as bolhas, mas não causa nenhum mal, sendo eliminado do organismo logo após a ingestão.

No entanto, mesmo sendo benéfica, alguns fabricantes adicionam componentes para dar sabor ou adoçar artificialmente a água com gás, o que compromete o efeito saudável da bebida. Portanto, sem os aditivos, a bebida gaseificada é uma ótima alternativa para quem não gosta muito de água e quer fugir dos refrigerantes.

Benefícios

Hidratação

A água é um mineral e possui muitos nutrientes como cálcio, potássio e magnésio. Tanto s com gás quanto a sem gás podem proporcionar o mesmo efeito de hidratação.

Ajuda a emagrecer

Além de não possuir calorias, a bebida gaseificada pode ajudar a emagrecer, pois o gás proporciona uma sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos e diminui a quantidade de calorias em uma refeição.

Paladar e Digestão

O gás da bebida pode aguçar o paladar, deixando as papilas gustativas mais sensíveis aos sabores. Além disso, o CO₂ estimula o funcionamento do estômago, aliviando os desconfortos leves e auxiliando no esvaziamento de gases.

Precauções

A água com gás não é recomendada para crianças, por mais que possua os mesmos ativos que a água natural, é de extrema importância acostumar a criança ao natural.

Para pessoas que sofrem de gases, dispepsia ou refluxo gastroesofágico, é recomendado que evitem o consumo da bebida em questão para não aumentar o desconforto.

Alguns mitos surgiram afirmando que a bebida gaseificada pode prejudicar o esmalte do dente, entretanto, não tem com o que se preocupar, pois o pH não é suficiente para tal. No mais, como tudo na vida, é indicado que seja consumida com moderação, em um equilíbrio.

Fonte: Tua Saúde, Terra

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *