Barra do Cahy: A primeira praia do Brasil

Barra do Cahy: A primeira praia do Brasil

Descrita na carta de Pero de Vaz de Caminha, em 1500, a praia da Barra do Cahy foi o primeiro pedaço de terra brasileira visto pelos portugueses. Suas águas claras e paisagem encantadora, fazem com se viva o momento histórico que antecedeu o descobrimento do Brasil.

Características da praia Barra do Cahy

Localizada no litoral norte do município de Prado, no extremo sul da Bahia, o mar se encontra com o rio Caí, por meio de corredores estreitos. Desta forma é possível fazer passeios de barco pelo mangue Cahy e por pequenas florestas.

Durante a maré baixa, muitos banhistas caminhar a partir de Cumuruxatiba, que fica a aproximadamente 12 km de distância, até a Barra do Cahy. No final da tarde, muitos retornam à Cumuruxatiba com auxílio das agências locais.

Como se tornou a primeira praia do Brasil?

Após investigações e uma série de estudos conduzidos por pesquisadores e historiadores, o título de Primeira Praia do Brasil, foi atribuído ao município. A conclusão foi que o local mencionado na carta de Pero Vaz de Caminha, datada de 1500, corresponde à Barra do Cahy.

Veja o trecho da carta que se refere a praia:

“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz”.

Outro detalhe que confirma o estudo é que o Monte Pascoal, localizado cerca de 62 quilômetros de Porto Seguro, só seria visível de um ponto específico na região, que seria a Barra do Cahy, situada cerca de 18 km de Cumuruxatiba.

Vista do Monte Pascoal
Vista do Monte Pascoal

Assim, uma placa com o trecho da carta e uma cruz foram instalados na praia registrando o título.

Placa da praia da Barra de Cahy
Placa da praia da Barra do Cahy

Para os indígenas residentes na Barra do Cahy, o reconhecimento da primeira praia do Brasil, mesmo que seja um gesto simbólico, carrega um significado profundo. “Recordar este local, a praia do Descobrimento, é relembrar que aqui habitavam os povos indígenas”, afirmou Iburana Pataxó, líder da aldeia Tawá.

Fonte: G1, Terra

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *