Benefícios do mel de abelha para a saúde

Benefícios do mel de abelha para a saúde

Os benefícios do mel de abelha à saúde são diversos, rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, fortalece o sistema imunológico ao mesmo tempo que enfrenta bactérias e fungos. Suas propriedades nutritivas e terapêuticas garantem a proteção contra o envelhecimento precoce das células, regulação dos níveis de triglicerídeos e colesterol, prevenção de doenças cardíacas, redução da pressão arterial e combate a infecções.

No entanto, deve ser consumido com moderação devido ao seu teor de calorias e açúcares, que podem contribuir para o ganho de peso e desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue se consumido em excesso.

Principais benefícios do mel de abelha

1. Ajuda no tratamento de feridas

O mel acelera a cicatrização de feridas, reduzindo a dor, odor e tamanho das lesões, sendo eficaz e até superior a certos curativos comerciais. É uma ótima opção para tratar úlceras nos pés de diabéticos, combatendo germes e ajudando na regeneração dos tecidos.

Também é eficaz no tratamento de lesões de herpes oral e genital, aliviando a coceira e comparável às pomadas farmacêuticas. E ainda pode ser eficaz no tratamento de bactérias que resistem a antibióticos, além de úlceras e feridas persistentes após cirurgias e queimaduras.

2. Melhora o colesterol

O mel é capaz de diminuir o colesterol ruim “ruim” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL) do corpo. E ainda, como pode substituir o açúcar, desempenha um papel importante na redução dos triglicerídeos.

Dietas ricas em açúcares e carboidratos refinados aumentam os triglicerídeos, elevando o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Escolher o mel como alternativa não só adiciona doçura aos alimentos, mas também beneficia a saúde do coração e previne condições crônicas.

3. Aumenta as defesas do corpo e melhora a saúde do coração

Os elementos presentes no mel oferecem uma ação antioxidante, crucial para a defesa do corpo. Com isso, reduz o risco de ataques cardíacos, pois aumenta o fluxo sanguíneo e inibi a formação de coágulos, reduzindo a pressão arterial, o que contribui para a prevenção de doenças cardíacas.

Além disso, também reduz o risco de derrames, promove a saúde ocular e contribui com o tratamento de alguns tipos de câncer, como o câncer de rim, ao impedir a reprodução das células cancerígenas.

4. Alivia a dor de garganta, tosse e até asma

Por sua capacidade de reduzir o inchaço da garganta, o mel se mostra muito eficiente no combate a dor de garganta, tosse, gripes e resfriados, se estendendo até no alívio da asma.

Recomenda-se consumir duas colheres de chá de mel antes de dormir, pois o sabor doce estimula a produção de saliva. Isso ajuda a melhorar a mucosa da garganta, protegendo contra irritações e proporcionando alívio para a tosse. Em muitos casos, essa abordagem é mais segura e eficaz do que alguns xaropes comerciais.

5. Melhora a saúde gastrointestinal

O mel atua como um prebiótico poderoso, alimentando as bactérias benéficas do intestino, o que é fundamental para uma boa digestão e saúde geral. Além disso, é eficaz no tratamento de problemas digestivos, como diarreia, e pode combater a bactéria Helicobacter pylori, que causa úlceras gástricas.

Outra opção para melhorar a digestão é preparar um chá de mel com canela, já que ambos os ingredientes naturais contribuem para o processo digestivo na totalidade.

6. Trata hemorroidas

O mel também pode auxiliar no tratamento das hemorroidas, pois possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes que ajudam a reduzir o sangramento e aliviar a dor e a coceira associadas às hemorroidas.

Para usufruir desses benefícios, basta preparar uma mistura de mel, azeite de oliva e cera de abelha, e aplicá-la na região afetada.

7. Ajuda na memória e ansiedade

A substituição do açúcar pelo mel tem sido correlacionada a melhorias na memória e na redução dos níveis de ansiedade. Pesquisas também sugerem que o consumo de mel pode beneficiar a memória de mulheres durante e após a menopausa.

Benefícios do Mel para a saúde
Benefícios do Mel para a saúde

Formas de consumo

Para usufruir dos benefícios do mel, é recomendado consumi-lo em pequenas quantidades devido ao seu teor calórico. O ideal é limitar o consumo a até 2 colheres de chá por dia, podendo adicionar a sucos, vitaminas, biscoitos, bolos ou outras receitas culinárias.

Preferencialmente, opte por mel puro e, se possível, de cultivo orgânico, pois o mel industrializado encontrado em supermercados pode conter outros ingredientes menos benéficos para a saúde.

Contraindicações:

Apesar dos inúmeros benefícios, o consumo de mel pode não ser indicado para algumas pessoas em determinadas situações:

  1. Crianças com menos de 2 anos de idade: Nessa faixa etária, o sistema digestivo não está completamente desenvolvido e corre risco de intoxicação por botulismo, causado por uma bactéria comum encontrada no mel.
  2. Pessoas com diabetes: Embora seja uma alternativa mais saudável ao açúcar branco, o mel contém açúcares simples que podem elevar os níveis de glicose no sangue.
  3. Indivíduos alérgicos: Aqueles que são alérgicos ao mel devem evitar o seu consumo, assim como produtos que o contenham, para prevenir reações alérgicas.
  4. Intolerância à frutose: O mel contém frutose, e pessoas intolerantes a essa substância devem evitar o seu consumo, assim como outros produtos que contenham frutose em sua composição.
  5. Síndrome do intestino irritável: Em alguns casos, o mel pode causar desconforto digestivo, como má digestão, excesso de gases e diarreia, devido ao seu alto teor de frutose, e, portanto, pode ser necessário evitar o seu consumo por pessoas com essa condição.

Caso não haja contraindicações, incorporar o mel de abelha na dieta diária pode ser uma escolha saudável e benéfica.

Fonte: Terra, Tua saúde

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *