Biscoito ou bolacha? Eis a questão?
Biscoito ou bolacha? Uma simples pergunta que desencadeia debates acalorados e até mesmo rivalidades regionais. E a resposta que dá fim a esta disputa é: ambos estão corretos! A diferença é que a palavra biscoito chegou primeiro na língua portuguesa, no entanto, ambos os termos são equivalentes devido a sua forma de preparo no Brasil.
Etimologia de Biscoito e Bolacha
“Biscoito” vem do latim “bis” (duas vezes) e “coctus” (cozido), que chegou ao português por meio do termo francês “bescuit”, no século XII. Essa denominação reflete a técnica antiga de assar o alimento duas vezes, a fim de reduzir a umidade e prolongar sua conservação. Hoje, essa tradição perdura na fabricação de bolachas, especialmente nas variedades recheadas, que passam pelo forno até quatro vezes para alcançar a textura ideal.
Já “bolacha”, vem de “bolo” (também do latim “bulla”, que significa objeto esférico) combinado com o sufixo “acha”, indicando diminutivo. Essa denominação é semelhante à palavra holandesa “koekje”, que também significa pequeno bolo e deu origem a termos como “cookie” e “cracker”, no inglês. Para distingui-los dos biscoitos, estabeleceu-se que os “koekje” e seus equivalentes são aqueles que incorporam agentes levedantes, como o fermento. Assim, os produtos brasileiros que seguem essa prática são usualmente referidos como bolachas.
Então, qual é o certo?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância, os dois termos estão corretos, mesmo com coberturas e recheios variados. O critério utilizado para chegar a essa conclusão é processo de preparo dos biscoitos/bolachas: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”.
No entanto, se considerar o momento em que as duas palavras entraram na língua portuguesa, pode haver um desempate. O registro mais antigo encontrado mostra que o termo “bolacha” é de 1543, enquanto “biscoito” é registrado desde 1317, inicialmente como “bíscoyto”. Algumas fontes indicam que “biscoito” foi incorporado ao português no século XV, ainda assim veio antes de bolacha.
Por fim, não importa o termo que você usa, ou sua região, biscoito e bolacha se referem ao mesmo produto, isso apenas demonstra a riqueza cultural do Brasil.
Fonte: Super Interessante, G1