Cacto rabo de macaco: Conheça esse cacto curioso

Cacto rabo de macaco: Conheça esse cacto curioso

Se você gosta de plantas exóticas e de baixa manutenção, o cacto rabo de macaco é uma ótima alternativa. Sem muitos custos, esta planta dá um toque especial no seu jardim vertical ou no vaso suspenso.

Características do Cacto rabo de macaco

Nativa da Bolívia, a planta cacto rabo de macaco, com o nome científico Hildewintera colademononis, se tornou muito popular no Brasil e em outros lugares do mundo.

A espécie pode chegar até um metro de comprimento e suas hastes são cobertas de espinhos brancos e finos. Recebeu este nome devido a sua semelhança com os rabos dos macacos.

Durante o verão e a primavera, nascem suas flores, deixando o visual da planta ainda mais exuberante. Nos entanto, as flores vermelhas tem pouca duração, abrindo espaço para o fruto.

Flor do rabo de macaco
Flor do rabo de macaco

Como cuidar da planta

Esta planta é a queridinha de quem é iniciante no cuidado de plantas, por serem fáceis de cuidar. Entretanto, algumas dicas podem ajudar no crescimento rápido e saudável deste cacto.

Exposição ao sol

É recomendado deixar que a planta fique exposta ao sol somente na parte da manhã até o início da tarde, principalmente no verão. Assim, você obterá melhores resultados.

Cultivo

O solo deve ser aerado, permitindo a oxigenação das suas raízes, garantindo assim, o desenvolvimento saudável das plantas. Para isso, escolha um recipiente com furos para a entrada de oxigênio. A adubação pode ser feita com uma mistura igual de areia de construção e terra vegetal.

Quanto às regas, o vaso deve possuir uma boa drenagem, para que suas raízes não apodreçam. Inclusive, as regas devem ser feitas somente quando o solo estiver seco. Durante o nascimento das flores, é necessário verificar o substrato a cada três dias para não ficar muito seco.

Poda e controle de pragas

Não é preciso podar regularmente, mas é crucial remover partes danificadas e brotos com cuidado. Isso preserva a saúde da planta, estimula o crescimento e previne a propagação de pragas e doenças.

Ácaros, cochonilhas e pulgões são pragas comuns no rabo-de-macaco. Para lidar com cochonilhas, limpe delicadamente a planta com uma solução de água e álcool usando algodão. Para pulgões, esfregue as folhas com uma escova de dente embebida em álcool. O tratamento dos ácaros é simples: mantenha a planta úmida apenas com água.

Como obter a planta

Broto do cacto rabo de macaco
Broto do cacto rabo de macaco

Existem duas maneiras de propagar essa espécie. A forma mais simples é cortar os caules do cacto e replantá-los na terra, promovendo um crescimento mais rápido.

A segunda opção é mais demorada. Envolve plantar os frutos vermelhos do cacto em uma mistura de terra úmida e arenosa. É necessário regar o solo regularmente para que eles germinem.

Fonte: Casa e Jardim, Tua casa

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *