Carambola faz mal aos rins: Os efeitos desta fruta revelados

Carambola faz mal aos rins: Os efeitos desta fruta revelados

Com nome científico Averrhoa carambola, a carambola é de origem asiática, mais especificamente da Índia, e possui mais de 200 anos de história no Brasil. Embora seja muito nutritiva, rica em antioxidante e sais minerais, se consumida em excesso, a carambola pode fazer mal aos rins devido sua alta concentração de oxalatos.

Carambola faz mal aos rins?

No geral, a carambola traz riscos para pessoas que já sofrem om problemas renais. A fruta possui duas substâncias solúveis em água, a caramboxina e o oxalato. No entanto, pessoas com problemas renais e diabetes não conseguem eliminar essas toxinas do organismo.

Além disso, o oxalato em quantidades excessivas no organismo podem afetar a absorção de cálcio e ferro. Diante disso, pessoas propensas a formação de cálculos renais, artrite, reumatismo e gota devem evitar o consumo de carambola. Se você possui alguma dessas condições, é aconselhável buscar orientação médica e nutricional antes de incluir a fruta em sua dieta.

Benefícios da carambola

Apesar dos riscos, a carambola possui muitos benefícios se consumida moderadamente e com orientação nutricional.

  • Promove a saúde da pele: A riqueza em vitamina C da carambola confere-lhe propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo doenças crônicas. Além disso, estimula a produção de colágeno, responsável por manter a pele elástica e firme.
  • Combate a constipação: As fibras presentes na carambola, assim como em outras frutas, auxiliam na manutenção de um trânsito intestinal regular.
  • Aliada da dieta: A carambola é uma excelente opção para quem busca uma alimentação balanceada, pois é rica em nutrientes e possui baixo valor calórico. Pode ser incluída em regimes de emagrecimento, desde que seja parte integrante de uma rotina alimentar saudável, complementada com outras frutas, vegetais e exercícios físicos regulares.

História da carambola no Brasil

Também chamada de fruta-estrela devido ao seu formato quando fatiada, a fruta foi plantada pela primeira vez em Pernambuco em 1817, a carambola encontrou um clima propício: com calor e umidade ideais, ela prosperou em diversas partes do país, e agora é cultivada em todas as regiões.

Fonte: eCycle, Veja Saúde

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *