Casa da mãe Joana: De onde veio e o que significa esta expressão

Casa da mãe Joana: De onde veio e o que significa esta expressão

A expressão popular “casa da mãe Joana”, é usada para descrever qualquer lugar onde não há ordem, disciplina ou autoridade, permitindo que todos façam o que desejam. No entanto, a história que originou a expressão é bem antiga e indicava algo ainda pior.

Mas afinal, quem era Joana?

Para entender completamente a origem da expressão “casa da mãe Joana”, é essencial conhecer quem era Joana, Rainha de Nápoles, e o contexto histórico em que ela viveu.

Seu reinado foi um período turbulento na história, em 1303, quando o rei francês Felipe IV entrou em conflito com o papa Bonifácio VIII cobrando impostos sobre os bens da Igreja. Esse conflito resultou na excomunhão de Felipe IV, que para se vingar invadiu a Itália e ordenou a prisão do papa.

Após a morte do papa na prisão, Bento IX assumiu o cargo. Em seguida, Clemente V tornou-se o novo papa e decidiu transferir a sede do papado de Roma para a cidade de Avignon.

Entre 1309 e 1378, Avignon serviu como morada para sete papas da Igreja Católica, no entanto, era inicialmente governada por Joana I de Nápoles. Reconhecida por sua beleza, perspicácia e postura progressista, ela apoiava e financiava artistas e pensadores da época.

Acusada do assassinato de seu marido, Andrew, Joana fugiu da vingança de seu cunhado, Luís I, rei da Hungria, refugiando-se em Avignon em 1348. Lá, ela vendeu a cidade a Clemente V em troca foi inocentada da acusação.

Entretanto, quando ainda governava em Avignon, Joana foi notável por seu apoio e regulamentação dos bordéis da cidade, protegendo aqueles que dependiam deste negócio. Após vender Avignon, em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, mas sua reputação persistiu, especialmente associada à proteção dos bordéis.

Joana: A rainha que era defensora dos prostíbulos
Joana: A rainha que era defensora dos prostíbulos

Origem da expressão

Joana era defensora dos prostíbulos e das pessoas que viviam neste meio, regulamentando os bordéis da cidade. Uma das suas ações foi estipular que cada estabelecimento de prostituição deveria ter uma entrada acessível a todos. Como resultado, cada bordel foi apelidado de “paço da mãe Joana”, simbolizando a ideia de uma residência acolhedora e aberta a todos os visitantes.

Desta maneira, a expressão foi até Portugal, chegando ao Brasil, onde a palavra paço, foi substituída por casa e assim surgiu o termo “casa da mãe Joana”, segundo Reinaldo Pimenta, autor do livro A Casa da Mãe Joana – Curiosidades nas Origens das Palavras, Frases e Marcas (editora Campus).

Fonte: Segredos do Mundo, Aventuras na História

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *