O que era o Caxangá, o jogo dos escravos de Jó?
Entre as crianças, a brincadeira de escravos de Jó, onde jogam o caxangá, é muito popular e reflete a cultura das regiões onde é praticada. Mas você sabe o significado de ‘caxangá’? Venha com a gente e descubra essa tradição fascinante!
Qual o significado de caxangá?
O termo caxangá em si, possui vários significados. Dentre eles, pode ser o nome de um crustáceo, parecido com siri, ou um chapéu usado por marinheiros.
Já segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, elaborado por Francisco da Silveira Bueno, a origem de “caxangá” vem do termo indígena “caá-çangá”, que pode ser traduzido como “mata extensa”. Por outro lado, o Dicionário do Folclore Brasileiro define “caxangá” como um adereço tradicional usado pelas mulheres de Alagoas. Além disso, a palavra “caxangá” também tem sido associada a pequenos saquinhos empregados no contrabando de sementes destinadas às senzalas.
Quem era Jó
No entanto, seu significado parece não ter a ver com o jogo, nem mesmo com o Jó. Este, por sua vez, foi um personagem bíblico que perdeu tudo que tinha, ficou muito doente, quase a ponto de morrer, mesmo assim permaneceu com sua fé inabalável.
Jogo do Caxangá
A existência desse jogo seria difícil de justificar, pois estudiosos não o identificaram. Pode ser que o verso original fosse ‘juntavam caxangá’ e se referisse a pegar siris, ou ‘caxangá’ poderia ser uma expressão fictícia, como em ‘a tonga da mironga do kabuletê’, de Toquinho e Vinícius, onde palavras com sentidos próprios são reunidas para criar uma ideia imaginária.
Fonte: Geledés, Mundo Estranho