Como começar a correr: Dicas para iniciantes

Como começar a correr: Dicas para iniciantes

Correr é uma alternativa para quem quer manter a prática regular de exercícios físicos de uma forma mais acessível. Contudo, é necessário alguns cuidados como a escolha de um lugar adequado, o calçado e a frequência da prática, além de estar atento a cuidados básicos para evitar lesões e potencializar os benefícios, bem como comprometimento e disciplina. Diante disso, veja agora algumas dicas de como começar a correr.

O que fazer antes de começar a correr?

Para melhores resultados, é recomendado buscar orientação médica e a realização de um check-up, assim você pode ser feita uma análise da sua saúde.

Além disso, encontrar a orientação de um profissional de educação física é um diferencial importantíssimo. Assim, você poderá receber dicas de técnicas de corrida para minimizar o impacto e fortalecer a musculatura envolvida, desta forma as articulações serão protegidas e haverá menos riscos de lesões.

Como começar a correr

Comece devagar

Para iniciantes, é importante ir com calma. Especialistas indicam que no início é preciso ir adaptando o corpo e o condicionamento físico, para isso, deve-se intercalar em períodos mais longos de caminhada e momentos mais curtos de corrida, desta maneira o corpo vai construindo resistência.

Escolha do local

A escolha do local é fundamental para um total aproveitamento do exercício físico, deve ser um local mais arejado, sem incidência direta do sol, o terreno deve ser livre de buracos e desnivelamentos para não haver lesões.

Uma dica de local para a corrida, são parques, tanto pela questão de segurança, quanto pela tranquilidade que o ambiente proporciona.

Calçado ou Descalço?

Para quem optar por fazer a corrida calçado, deve procurar um tênis esportivo específico para corrida que seja confortável e esteja em bom estado.

Segundo o fisioterapeuta pelo Centro Universitário do Norte de São Paulo (UNORP), Alexandre de Paula Júnior, é possível correr descalço e essa escolha pode diminuir a incidência de lesões específicas da corrida. No entanto, deve-se ter um cuidado maior com o terreno onde será feita a corrida.

Cuidados

A alimentação é um dos principais fatores para quem quer ter uma vida mais saudável. Diante disso, o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de alimentos naturais, no lugar dos processados, evitar bebidas e alimentos ultraprocessados.

Também é importante fazer alongamentos antes da corrida. Fortalecer a musculatura previne lesões. Além disso, vale ressaltar que a corrida não deve ser feita todos os dias, apenas de 3 a 4 vezes por semana.

Mulher correndo com fone de ouvido
É recomendado buscar locais tranquilos para ter um bom aproveitamento na corrida

Qual o tempo ideal de duração da corrida?

Em primeiro lugar, deve-se respeitar os limites do corpo. Se observar que há muitas lesões, cansaço excessivo, ou durante a corrida você está muito ofegante, é preciso diminuir a intensidade do exercício. Por essas razões, é necessário a orientação de um profissional antes de realizar os exercícios.

No geral, aqui vão algumas orientações para iniciantes:

  1. Intercale um minuto de corrida leve e um minuto de caminhada, dentro de 25 minutos, 3 vezes por semana, durante um mês.
  2. Gradualmente, vá acelerando a corrida leve para mais rápida, lembrando de sempre respeitar seus limites.
  3. Conforme seu corpo for ganhando resistência, você pode escolher entre uma corrida mais longa ou entre corrida intensa e períodos de caminhada.

Fonte: Portal Drauzio Varella, CNN

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *