Como curar a ressaca: Veja 6 dicas simples

Como curar a ressaca: Veja 6 dicas simples

Quem nunca exagerou um pouquinho na bebida né?! O problema é depois, como curar a ressaca? Aquele mal-estar, dor de cabeça, enjoo que parece que não vai acabar nunca. Veja, agora, algumas dicas simples para acabar com a ressaca.

A ressaca é uma reação natural do corpo em frente a uma intoxicação por álcool. Essencialmente, o organismo passa por esse processo na tentativa de expulsar a substância, colocando uma carga extra no fígado, estômago e intestino. No entanto, até que todo o álcool seja processado e removido, esse período pode ser extremamente desconfortável.

Para prevenir a ressaca, é recomendável consumir álcool moderadamente e acompanhado com refeições nutritivas antes e depois da ingestão de bebidas alcoólicas.

Dicas de como curar a ressaca

1. Beber bastante água

Como o álcool possui efeito diurético, ou seja, desidrata o organismo, resultando em dores de cabeça, tontura e sede excessiva, é recomendado beber de 1,5 a 2 litros de água para repor o líquido perdido. Além da água, você pode se acrescentar na sua hidratação água de coco e chás naturais.

2. Tomar café, mas sem exagerar

O café é conhecido por seus efeitos estimulantes, auxiliando na redução da tontura e fraqueza. Além disso, o café possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem ajudar a aliviar e prevenir dores de cabeça em algumas pessoas.

No entanto, é não exagere na ingestão de café, pois o consumo excessivo pode levar à desidratação e agravar os sintomas da ressaca. Portanto, é aconselhável limitar o consumo a até duas xícaras ao longo do dia.

3. Beber sucos naturais

Sucos naturais feitos na hora oferecem uma ótima concentração de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, promovendo a desintoxicação do corpo e auxiliando na recuperação da ressaca.

O açúcar natural das frutas também equilibra os níveis de glicose. Você pode optar por consumir as furta in natura. Prefira frutas com alto teor de água como melancia, melão, maçã e pera, mas evite o excesso de frutas cítricas, que podem irritar o estômago.

4. Ingerir mel

Por ser rico em frutose, o mel é uma ótima opção para ajudar na recuperação da ressaca. Pois fornece energia, além de ter propriedades anti-inflamatórias que auxiliam o seu corpo a combater o mal-estar.

Pode ser consumido ao acordar, sendo colocado em torradas ou cereais, por exemplo, ou até mesmo no chá como de gengibre, hortelã-pimenta e boldo possuem propriedades digestivas, antiespasmódicas, analgésicas e antieméticas que aliviam sintomas comuns da ressaca, como enjoo, dor de cabeça e má digestão.

5. Faça refeições leves

Com a sobrecarga no fígado, estômago e intestino pelo consumo excessivo de álcool, é aconselhável evitar alimentos pesados para permitir a recuperação desses órgãos.

Assim, uma opção é adotar uma dieta leve e com baixo teor de gordura, como saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou uma reconfortante sopa de legumes.

6. Dormir bem

Um bom descanso ajuda bastante na recuperação do organismo. Evite fazer esforço físico e procure ter uma boa noite de sono, assim você pode aliviar os sintomas da ressaca.

Fonte: MedPerv, Tua Saúde

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *