Conheça 6 benefícios da couve para a saúde

Conheça 6 benefícios da couve para a saúde

A couve é um vegetal da família Brassicaceae, rico em vitaminas C e A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro. Dentre os benefícios da couve está a prevenção e tratamento de doenças como anemia, câncer e pressão alta.

Existem diferentes tipos de couve, como a cabocla, a japonesa e a manteiga, com folhas lisas ou onduladas. É facilmente encontrado em supermercados e feiras. Sua versatilidade permite que seja apreciada de diversas formas, seja crua em saladas, refogada, incorporada em farofas, bolos, sucos ou mesmo no tradicional caldo verde.

Benefícios da Couve

1. Previne alguns tipos de Câncer e previne e trata a Anemia

Ao ingerir couve e outros alimentos da família das brassicáceas, o corpo recebe uma substância conhecida como Indol-3-Carbinol (I3C), que é produzida durante a mastigação desses alimentos. O indol 3-carbinol atua como um agente quimioprotetor, impedindo a multiplicação de células cancerígenas.

Da mesma forma, que a vitamina C contida na couve age contra o câncer, esta vitamina facilita a absorção de ferro proveniente dos alimentos, sendo benéfica na prevenção ou tratamento da anemia.

2. Fortalece o Sistema imunológico

A couve fortalece o sistema imunológico devido à sua riqueza em vitamina C e vitaminas do complexo B. Esses nutrientes melhoram as funções das células de defesa, auxiliando no combate a microrganismos como vírus, bactérias e fungos.

3. Previne o Envelhecimento Precoce

Além disso, a vitamina C ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, protegendo a pele contra os danos causados pelos radicais livres. E ainda estimula a produção de colágeno, contribuindo para a firmeza e hidratação da pele.

4. Benefícios das fibras da couve

Seu alto teor de fibra é eficaz em regular o funcionamento do trânsito intestinal, promovendo a regularidade do intestino. Além de reduzir a absorção e aumentar a eliminação de gordura dos alimentos através das fezes.

Ainda mais, auxilia na perda de peso, prolongando a saciedade entre as refeições, ajudando a controlar a fome ao longo do dia.

5. Protege o fígado e os ossos

Devido à sua composição de minerais essenciais para a saúde óssea, como cálcio e fósforo, a couve contribui para fortalecer e manter os ossos saudáveis. Isso ajuda a prevenir problemas como quedas, fraturas, osteopenia e osteoporose.

A presença de kaempferol na couve confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetoras, que ajudam a proteger o fígado. Dessa forma, a couve auxilia na desintoxicação natural do fígado e na eliminação de toxinas do corpo.

6. É analgésico e anti-inflamatório natural

Por ser rico em magnésio, a couve é fundamental para promover a circulação sanguínea adequada e regular a contração e o relaxamento muscular.

Por isso, é considerada uma das mais poderosas fontes naturais de analgésicos anti-inflamatórios que ajuda a desinflamar o organismo, o que origina muitas doenças crônicas que mais matam e incapacitam no planeta.

Melhor forma de consumir a couve

É recomendável priorizar o consumo da couve crua, seja em sucos ou saladas, devido à sensibilidade de alguns de seus compostos ao calor. Vale ressaltar que é muito importante consumir a folha inteira, incluindo os talos, que são fontes ricas de nutrientes.

Sempre que possível, escolha a couve orgânica, assim, pode-se evitar a exposição do corpo aos agrotóxicos. Além disso, é fácil cultivar essa hortaliça em casa, até mesmo em vasos, já que suas raízes não são muito profundas.

Por fim, vale ressaltar sobre o desperdício. Quando a hortaliça fica amarelada, isso não indica sua inadequação para consumo; na verdade, é um sinal positivo. O verde é devido à clorofila, enquanto o amarelecimento vem dos carotenoides, como a luteína e o β-caroteno, que são precursores de vitamina A.

Além de fornecer antioxidantes, essas substâncias são benefícios extras para a saúde cardiovascular, circulação e visão.

Couve amarelada não está impropria para o uso
Couve amarelada não está impropria para o uso

Fonte: Terra, Tua saúde

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *