Conheça os 10 animais mais inteligentes do mundo

Conheça os 10 animais mais inteligentes do mundo

A capacidade de raciocínio e adaptação entre os seres do reino animal é fascinante, manifestando-se de maneiras variadas. Desde habilidades sociais complexas até capacidades de resolução de problemas surpreendentes, alguns animais destacam-se por sua notável inteligência. Diante disso, saiba agora quais são os 10 animais mais inteligentes do mundo e prepare-se para se surpreender.

Pombos (Columba livia

Pombo
Pombo

Os pombos são portadores de uma inteligência impressionante, pois possuem noção de espaço e tempo, sendo capazes de navegar por longas distâncias e retornar aos seus pontos de partida utilizando pistas visuais, olfativas e magnéticas. Daí surgiu o seu uso por anos como pombo-correio.

Além disso, demonstram senso de autoconsciência ao reconhecer seu próprio reflexo no espelho. Estudos mostram que essas aves reconhecem pessoas e lugares mesmo anos após o primeiro contato, além de serem capazes de distinguir rostos humanos e estilos de pintura, como obras de Monet e Picasso.

Ratos (Rattus norvegicus)

Rato
Rato

Apesar do seu pequeno tamanho, o rato também é um dos animais mais inteligentes que existem. Mesmo com um cérebro pequeno, suas funcionalidades se assemelham a dos cérebros de humanos. Os roedores possuem a capacidade de solucionar labirintos, possuem memória espacial e conseguem resolver várias tarefas complexas.

Além disso, são animais sociáveis, demonstram empatia, vivem em grupos familiares, e caso seja separado dos seus, pode apresentar sinais de depressão.

Porcos (Sus domesticus)

Porco
Porco

Os porcos surpreendem quando o assunto é inteligência. Eles são conhecidos por ter uma ótima memória e pela sua capacidade em resolve problemas como encontrar comida escondida e abrir portões.

E mais, alguns deles, com apenas seis semanas de vida, conseguem reconhecer seu próprio reflexo no espelho, feito impressionante comparado aos humanos que passam meses até que consigam compreender este conceito.

Os porcos ainda possuem inteligência social, onde demonstram ser capazes de se comunicar com aproximadamente 20 sons diferentes e cooperam com os demais membros do grupo.

Golfinhos (Delphinoidea)

Golfinho
Golfinho

Frequentemente citados como um dos animais mais inteligentes do mundo, os golfinhos são conhecidos por sua inteligência social e comunicação avançada. Cada golfinho tem seu nome, além disso, possuem sotaque e são capazes de falar com “voz de bebê” com seus filhotes.

Exibem habilidades cognitivas impressionantes, além de reconhecerem a própria imagem no espelho, esses animais demonstram habilidade em resolver labirintos e participar de atividades recreativas, como brincar com bolhas de ar.

Elefantes (Elephantidae)

Elefante
Elefante

Portadores de uma inteligência extraordinária, os elefantes fascinam com sua inteligência social. Liderados pela matriarca experiente, esses gigantes cuidam uns dos outros, demonstram empatia e cooperação. Já foram vistos em rituais fúnebres para membros do grupo que morreram.

Sem contar que são capazes de se automedicar, alimentando-se de certas plantas para curar doenças e até para induzir o parto. Possuem habilidades de usar ferramentas e conseguem superar obstáculos para conseguirem recompensas alimentares.

Chimpanzés (Pan troglodytes)

Chimpanzé
Chimpanzé

Compartilhando 98% do seu DNA com humanos, o chimpanzé impressiona com sua inteligência notável. Suas habilidades sociais são complexas, onde demonstram comportamentos avançados, como formação de alianças políticas, táticas de caça em equipe e até cerimônias de reconciliação após conflitos.

Ademais, os chimpanzés exibem fascinante capacidade de solucionar problemas, incluindo o uso de ferramentas para obter alimentos, o planejamento e a execução de estratégias de caça, e até mesmo a aprendizagem da linguagem de sinais em interações com seres humanos.

Orangotango (Pongo pygmaeus)

Orangotango
Orangotango

Primos dos chimpanzés, os orangotangos também entram na lista dos animais mais inteligentes do mundo. Estes, também possuem habilidades cognitivas incríveis, são capazes de construir ninhos complexos nos topos das árvores, empregar ferramentas para obter alimentos e até mesmo imitar comportamentos humanos, como expressões faciais e sons vocais.

Além disso, em estudos laboratoriais, os orangotangos mostraram notáveis habilidades de resolução de problemas, aprendendo a manusear dispositivos complexos para obter recompensas alimentares, o que os posiciona entre os animais mais inteligentes do planeta.

Papagaios-cinzentos  (Psittacus erithacus)

Papagaio-cinzento
Papagaio-cinzento

Essas aves não se limitam apenas a repetir palavras humanas, demonstrando uma capacidade cognitiva comparável à de crianças entre quatro e seis anos de idade. Elas aprendem sequências numéricas, associam vozes a rostos humanos e têm a habilidade de combinar palavras para se referir a objetos desconhecidos. Além disso, elas conseguem distinguir entre objetos, cores, formas e materiais.

E ainda mostram habilidades matemáticas, incluindo a compreensão de “zero”. Além disso, exibem comportamento altruístico, garantindo que seus colegas recebam recompensas em testes. Também têm preferências musicais e podem usar comandos de voz em dispositivos como Alexa para reproduzir músicas favoritas.

Corvos (Corvidae)

Corvo
Corvo

Os corvos são reconhecidos por sua astúcia e inteligência excepcional, sendo considerados um dos animais mais inteligentes do mundo. Eles usam ferramentas improvisadas, como galhos e pedras, para obter comida ou resolver problemas.

Em estudos laboratoriais, demonstraram habilidades notáveis de resolução de problemas, superando obstáculos complexos para alcançar recompensas. Sua capacidade de planejar para o futuro e adaptar-se a novas situações os destaca como uma das aves mais inteligentes do reino animal.

Já foram vistos corvos jogando nozes na rua para que os carros as quebrassem e eles esperando abrir o sinal vermelho para poder pegar o alimento com segurança.

Polvos (Octopoda)

Polvo
Polvo

Finalizando a nossa lista de animais mais inteligentes, o polvo possui uma variedade de comportamentos complexos. Com seu notável e grande cérebro, consegue fugir de aquários sem ser notado, usa ferramentas de diversas formas, como quando usa águas-vivas como arma e conchas como esconderijo.

A capacidade de rápida aprendizagem e adaptação ao ambiente posiciona essa espécie como uma das mais intrigantes nos mares.

Fonte: Casa e Jardim, Canaltech

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *