Conheça os benefícios do vinho para a saúde

Conheça os benefícios do vinho para a saúde

Se você já ouviu falar que vinho faz bem para saúde, pode acreditar, essa afirmação está correta. Vários estudos já confirmaram os benefícios do vinho, quando consumido moderadamente.

Vinho faz bem para a saúde?

O vinho, vem da fermentação da uva, que é uma fonte rica de antioxidantes, vitaminas e minerais. Esses antioxidantes, como polifenóis, taninos e flavonoides presentes especialmente na casca e sementes das uvas, protegem as células do corpo contra danos causados por radicais livres, os quais estão ligados ao envelhecimento precoce, inflamações e doenças crônicas.

Além disso, tais compostos exibem propriedades anti-inflamatórias, prebióticas, imunológicas e cardioprotetoras, contribuindo para reduzir inflamações, fortalecer a saúde intestinal, impulsionar o sistema imunológico e proteger a saúde cardiovascular.

O principal polifenol é o resveratrol, responsável por prevenir doenças como diabetes, Alzheimer e depressão. Além de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, a diminuir a pressão arterial, a aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL).

Quantidade recomendada

Embora os estudos sejam promissores, ainda não é certo que beber vinho tinto diariamente seja benéfico. No entanto, evidências sugerem que o consumo moderado pode trazer vantagens para a saúde.

Ressaltando que o consumo exagerado traz efeitos contrários ao que estamos propondo aqui. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as mulheres devam ingerir apenas 90ml e os homens 180ml, cerca de uma a duas taças da bebida.

Isso ocorre devido à capacidade do corpo feminino de absorver o álcool mais rapidamente, resultante da menor produção da enzima álcool desidrogenase (ADH) pelo fígado, a qual é responsável pelo metabolismo do álcool.

O vinho é benéfico desde que seja consumido com moderação
O vinho é benéfico desde que seja consumido com moderação

Benefícios do Vinho

1. Auxilia no combate a obesidade

O consumo de vinho pode ajudar na perda de peso, pois ativa um gene que inibe a formação de novas células de gordura e eliminar as já existentes, além de estimular o gasto energético e reduzir o apetite.

2. Melhora o sistema imunológico

O antioxidante presente no intestino favorece o crescimento das bactérias benéficas, promovendo a produção de células T e fortalecendo a resposta do sistema imunológico. O resveratrol também contribui para a formação de moléculas com propriedades anti-inflamatórias.

3. Previne o diabetes

Consumir vinho pode ajudar a prevenir a resistência à insulina, um fator de risco para o diabetes tipo 2. A insulina regula os níveis de glicose no sangue, mas quando há resistência, as células não respondem adequadamente ao hormônio, resultando em níveis elevados de glicose. O vinho pode aumentar a sensibilidade à insulina, facilitando a entrada de glicose nas células.

4. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

O consumo moderado de vinho tinto pode prevenir a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), reduzindo o risco de infartos e derrames. Isso se deve à capacidade do vinho de relaxar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e evitar a oxidação do colesterol.

Estudos indicam que o consumo moderado pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas.

5. Previne a depressão e o Alzheimer

O vinho também pode ajudar a combater e prevenir doenças neurológicas, as quais estão associadas ao estresse oxidativo e à inflamação cerebral. Ele tem o potencial de proteger os neurônios contra danos causados pelos radicais livres, além de promover a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina, os quais desempenham um papel crucial no humor e na memória.

Além disso, ainda ajuda a melhorar a função cognitiva tanto em homens quanto em mulheres, especialmente acima de 50 anos. Ele pode influenciar positivamente a formação de novas memórias, o processo de aprendizado, a ampliação do vocabulário e até mesmo as experiências emocionais.

6. Reduz a acne

O polifenol combate algumas bactérias responsáveis pelo surgimento das acnes.

7. Aumenta a densidade óssea:

Por ser rico em silício, o vinho reduz o risco de osteopenia e osteoporose, além de estimular a produção de colágeno, o que melhora a regeneração dos tecidos.

Os benefícios do vinho são muitos e bem valiosos, no entanto, ingerir vinho substitui uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis, sendo apenas um complemento valioso para promover uma vida ainda mais saudável.

Fonte: Cia do Vinho, Olhar digital

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *