Estalar os dedos faz mal: Verdade ou mito

Estalar os dedos faz mal: Verdade ou mito

Reza a lenda que se estalar seus dedos, eles vão ficar grossos ou pode até mesmo causar artrite. Mas afinal estalar os dedos faz mal, ou isso é apenas uma crendice popular?

Estalar os dedos é um hábito comum para diversas pessoas. Às vezes para aliviar a ansiedade e estresse, outras vezes por já estar condicionado ao movimento. Diante disso, muitas pesquisas já foram feitas em torno do assunto e a conclusão foi que o hábito não causa danos as articulações dos dedos e nem provoca artrite.

O que acontece quando estalamos os dedos?

No momento do estalo, ao apertar ou puxar os dedos, o barulho que ouvimos é resultado do rompimento das bolhas de ar que se desenvolvem no fluido sinovial, responsável por nutrir e lubrificar as cartilagens, ocorrendo devido às variações de pressão dentro das articulações.

Normalmente, esse movimento não resulta em trauma para a articulação, nem danos aos dedos e ligamentos, cartilagens e tendões.

Experimento que durou 50 anos

Apesar disso, em 1998, o médico estadunidense Donald Unger resolveu fazer um experimento por conta própria, que consistia em estalar os dedos da mão esquerda pelo menos duas vezes por dia, quanto que a mão direita permanecia sem estalar.

Após aproximadas 36 mil estaladas, sua mão esquerda não apresentava nenhum dano ou artrite, provando que estalar os dedos não faz mal.

No entanto, vale lembrar que tudo na vida necessita de equilíbrio. Se feito compulsivamente, estalar os dedos pode levar à frouxidão ligamentar e até mesmo a doenças degenerativas das articulações. Assim, moderação é a chave.

Fonte: Portal Drauzio Varella, National Geographic

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *