Livro dos Recordes: Como surgiu o Guinness World Records?

Livro dos Recordes: Como surgiu o Guinness World Records?

O livro dos Recordes, Guinness World Records, é uma publicação anual, que possui feitos e marcos incríveis reconhecidos mundialmente, tanto em performances humanas, como de extremos da natureza. Mas você sabe como surgiu este livro? Continue a leitura para descobrir!

A Origem

Tudo começou com uma dúvida em um bar: “Qual é o pássaro mais rápido da Europa?”. Isso mesmo, essa pergunta foi a inspiração para um dos livros mais famosos de todos os tempos.

No início da década de 1950, o engenheiro inglês Sir Hugh Beaver, diretor do grupo Arthur Guinness, Son and Compamy – Cervejaria Guinness, uma das mais populares do Reino Unido, estava em uma festa de tiro no Condado de Wexford com alguns amigos. Foi aí que surgiu a discussão sobre qual seria a ave mais rápida do continente europeu. Sem ter algum livro de referência para pesquisar, o questionamento acabou ficando de lado.

Alguns anos depois, em 1954, surgiu um novo questionamento, e a dúvida fez com que Beaver recordasse a discussão anos atrás, foi aí que surgiu a ideia de criar um livro que respondesse dúvidas nesse porte, bem como curiosidades que pudessem ser discutidas com os amigos em bares, enquanto apreciavam uma Guinness.

Sir Hugh Beaver - Idealizador do Guinness World Records
Sir Hugh Beaver – Idealizador do Guinness World Records

Primeira edição

Os gêmeos e jornalistas Norris e Ross MacWhirter foram os responsáveis pela primeira edição do livro, a duração de escrita foi 13 semanas e meia, totalizando 90 horas de trabalho, incluindo domingos e feriados, desconsiderando a fase inicial de pesquisa. O The Guinness Book of Records (atual Guinness World Records), com 198 páginas, chegou às livrarias no dia 27 de agosto de 1955.

O sucesso foi tão grande que poucos meses após o seu lançamento, o livro assumiu o primeiro lugar entre os livros mais vendidos.

Desde sua publicação, já foram vendidos 100 milhões de exemplares em mais de 100 países e já foi traduzido em 37 idiomas.

Fonte: Guiness World Records, Super Interessante, Super Interessante

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *