Miojo faz mal: Descubra quais seus impactos para a saúde

Miojo faz mal: Descubra quais seus impactos para a saúde

Quando a preguiça e a fome aparecem juntas, o miojo se destaca como uma solução prática para saciar ambos os desejos de forma rápida e conveniente. No entanto, mesmo com a praticidade no preparo, esta refeição levanta um dilema: miojo faz mal? Ou é apenas ignorar o pacote de tempero e tá tudo certo? Veja agora quais os impactos do macarrão instantâneo para a sua saúde.

Miojo faz mal?

Sim, miojo faz mal. Basta observar os ingredientes que o compõe. O macarrão instantâneo em si, possui altas quantidades de sódio, gordura e conservantes. Além disso, cada pacote apresenta o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

Por ser uma opção de refeição rápida e conveniente, o miojo contém aditivos, corantes artificiais e substâncias prejudiciais à saúde, como o glutamato monossódico (MSG). Este último é um realçador de sabor derivado da cana-de-açúcar, muitas vezes identificado nos rótulos como extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou pelo código E621. O consumo prolongado dessas substâncias pode acarretar riscos à saúde a longo prazo.

Além do macarrão, o pacote de tempero é o maior vilão, responsável por conferir sabor ao macarrão. Apesar das diferentes descrições de sabores nas embalagens, os ingredientes tendem a ser similares, resultando em potenciais efeitos prejudiciais à saúde.

Principais impactos para a saúde

O consumo de miojo é prejudicial, principalmente em excesso, e pode resultar em várias alterações à saúde, como:

  • Risco de Hipertensão
  • Pedra nos rins
  • Maior risco de problemas cardíacos devido a alterações nos níveis de colesterol, principalmente aumento do mau colesterol, o LDL
  • Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico
  • Aumento do peso devido ao excesso de gordura
  • Desenvolvimento da síndrome metabólica

Alternativas para o miojo

Você pode optar por refeições mais saudáveis e ainda com a praticidade do miojo. Como o bifum, que é o macarrão de onde se originou o miojo, no entanto, este é feito de arroz e não contem glúten. Além disso, também é instantâneo, ficando pronto em apenas três minutinhos.

Mais uma alternativa é o miojo caseiro com macarrão do tipo cabelo de anjo. Este possui o formato parecido e se cozido al dente, fica pronto em poucos minutos. Para o tempero, pode-se usar curry, pimenta e poco sal, e acrescentar legumes e ovos também não é nada mal, não é mesmo?!

Fonte: Tua saúde, Tudo gostoso

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *