Novo Titanic: Bilionário promete construir réplica do transatlântico

Novo Titanic: Bilionário promete construir réplica do transatlântico

Mesmo após 100 anos, o Titanic, o navio mais famoso do mundo, continua a despertar o interesse em muitos, seja pela sua história trágica eternizada nos cinemas ou pelos seus restos no fundo do oceano. Desta vez, a inspiração e interesse foram além de meras lembranças, pois o bilionário australiano Clive Palmer afirmou que vai construir o novo Titanic, uma réplica do Transatlântico para que se possa ter uma experiência exata de estar na embarcação.

Bilionário que vai construir o Novo Titanic

Cliver Palmer é um magnata australiano, que é dono de empreendimentos na área de extração mineral, tem o sonho, a mais de uma década, de construir um novo Titanic.

“É muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar sentado em casa contando meu dinheiro. Titanic II é algo que pode proporcionar paz. Pode ser um navio de paz entre todos os países do mundo. Milhões sonharam em navegar nele, vê-lo no porto e vivenciar sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade. Temos o prazer de anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reencontramos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II. Que comece a jornada.”, disse Palmer em entrevista.

A primeira vez que o bilionário manifestou seu desejo em construir o cruzeiro, foi em 2012 e depois novamente em 2018. No entanto, com a pandemia do novo Coronavírus, os planos tiveram que ser descontinuados.

Agora, porém, não existem mais obstáculos para o magnata, que ganha meio bilhão de dólares em royalties de mineração todos os anos, pois diz ser o momento certo para retomar seus projetos, já que os navios de cruzeiros estão voltando a ter popularidade e pandemia já passou. A Blue Star Line, liderada por Palmer como presidente, será a responsável pela construção do novo navio, com data prevista para o início das obras nos primeiros meses de 2025.

Projetos para o Titanic 2

A ideia de Palmer, é recriar a exata experiência do primeiro navio, seja a decoração e aparência dos cômodos, seja o tratamento a todas as classes.

Escadaria do Novo Titanic
Escadaria do Novo Titanic

Estrutura do Navio

O novo Titanic será um pouco mais largo, que o original e terá 269 metros de comprimento e 32,2 metros de largura, 4,2 metros mais largo em relação ao primeiro navio.

A capacidade será de 2.345 passageiros, 121 pessoas a mais que no original, distribuídos em nove decks com 835 cabines. Quase metade delas será reservada para a primeira classe.

Tratamentos e vestimentas

Sala de Jantar - Titanic
Sala de Jantar – Titanic

Não será obrigatório, mas os passageiros serão incentivados a usarem as roupas da época. Entretanto, para quem quer ter uma experiência completa, fica a dica.

Quanto a terceira classe, receberão o mesmo tratamento recebido no primeiro Titanic. Suas refeições serão distribuídas em uma sala de jantar espaçosa com mesas compridas e o menu conta com guisado e purê. Todavia, haverá outras refeições para os que buscam uma experiência menos autêntica.

Projeto de Clive Palmer para o Novo titanic

Outros destalhes

Um ponto importante, é que o novo Titanic contará com mais botes salva-vidas. Serão 18 embarcações de fuga motorizadas e fechadas, com capacidade para 250 pessoas, ou seja, 4.500 passageiros e membros da tripulação poderão fugir do navio com segurança em caso de emergência. Um cuidado extra para não repetir o mesmo erro do passado.

Apesar de funcionar com motores a diesel, a nova embarcação continuará tendo quatro “chaminés” com plataformas de observação para os passageiros, distribuídos em três classes, seguindo fielmente a aparência do original RMS Titanic. Os passageiros que optarem pela terceira classe desfrutarão de apresentações de danças irlandesas todas as noites.

A viagem inaugural do navio, que seguirá o trajeto inacabado do Titanic de Southampton a Nova York, está programada para 2027. Segundo seu criador, “irá proporcionar muita felicidade a muitas pessoas”.

Fonte: Época Negócios, Olhar Digital, Aventuras na História

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *