O café mais caro do mundo é feito de cocô

O café mais caro do mundo é feito de cocô

O café mais caro do mundo é o Kopi Luwak, também conhecido de café de civeta. Com o preço de R$ 14.700 o quilo, a bebida exótica é feita a partir de fezes de um mamífero chamado civeta. Na Inglaterra, uma simples xícara de Kopi Luwak pode alcançar o preço de 50 libras esterlinas, equivalente à cerca de R$ 300.

Civeta

A civeta é um mamífero com hábitos noturnos, podendo ser encontrado na África, Ásia e principalmente na Indonésia, habitante de florestas tropicais.

Na natureza, as civetas se alimentam de insetos, frutas e até mesmo de outros roedores. No entanto, para a produção do Kopi Luwak, eles são capturados e mantidos em cativeiros, inclusive muitos se machucam. E o único alimento dado aos mamíferos são os grãos de café até o dia de sua morte.

Diante disso, a organização World Animal Protection, trabalha em uma campanha para encerrarem as atividades de cativeiro de civetas para o comércio do Kopi Luwak.

Como é a produção do café mais caro do mundo?

Fezes com os grãos de café do civeta
Fezes com os grãos de café do civeta

Os animais são alimentados com os frutos de café e eliminam os grãos nas fezes. Segundo pesquisadores, durante a digestão enzimas e bactérias fermentam os grãos, dando um sabor gourmet, pouco amargo e nada ácido.

Embora o método pareça pouco convencional, o produto final não apresenta vestígios dos dejetos utilizados em sua produção, pois as sementes passam intactas pelo sistema digestório.

Fonte: O Tempo, Globo Rural

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *