O que é flor de sal: Como usar e benefícios

O que é flor de sal: Como usar e benefícios

A flor de sal, um tesouro conhecido como caviar dos sais marinhos, é muito mais que uma simples iguaria. Repleta de benefícios para a sua saúde e bem-estar, esses delicados cristais são os primeiros a se formam nas salinas. Ao adicioná-la às suas refeições, você não apenas eleva o prazer gastronômico a um novo patamar de beleza e sabor, mas também nutre o seu corpo com suas propriedades únicas.

De onde vem a flor de sal

A flor de sal, vem dos primeiros cristais que se formam na superfície das salinas, onde o sal é produzido. Estes preciosos cristais em forma de flor, daí o nome, são colhidos de forma manual, sem passar por processos industriais de refinamento.

Sua composição é rica em uma variedade de minerais essenciais, incluindo ferro, cálcio, potássio, cobre, iodo, entre outros, vitais para o funcionamento saudável do organismo.

Ao contrário do sal comum, que perde muitos desses minerais durante o processo de refinamento, a flor de sal concentra as vantagens desses elementos cruciais para a saúde. Além disso, não recebe aditivos de sódio, tornando-a uma escolha mais adequada para aqueles que enfrentam problemas de saúde, como hipertensão.

Benefícios

Flor de sal
Flor de sal

Devido a sua riqueza em minerais como magnésio, sódio, iodo e potássio, a flor de sal possui muitos benefícios. Dentre eles, a regulação da pressão arterial, melhora na absorção de nutrientes, agindo na regulação do equilíbrio de água no corpo e na facilitação da absorção de nutrientes pelas células.

Além disso, como auxilia na produção dos hormônios T3 e T4 na glândula tireoide, a flor de sal contribui para a prevenção de condições na tireoide, como hipertireoidismo e bócio.

Como usar

A quantidade não deve ultrapassar uma colher de sal por dia, o equivalente de 4 a 5 gramas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Pois devido ao elevado teor de sódio, o consumo em excesso pode ampliar o risco de complicações cardiovasculares, como hipertensão, acidente vascular cerebral ou infarto.

Desta forma, use na finalização dos pratos, para quem mantenha sua crocância e sabor. Portanto, use como toque final em pratos salgados, como saladas, carnes e peixes grelhados, bem como em pratos doces, como chocolate, mousse e bolos.

Fonte: Tua saúde, Tudo gostoso

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *