O que é o bruxismo: Sintomas e como tratar
Quem pensa que bruxismo tem a ver com bruxas ou festas de Halloween está completamente enganado. O bruxismo é uma condição onde a pessoa range ou aperta os dentes durante o sono e pode ser provocada por uma variedade de fatores, incluindo predisposição genética, estresse, tensão, ansiedade ou problemas no alinhamento dos dentes e na oclusão da boca.
O que é bruxismo?
Bruxismo é uma desordem funcional que causa o ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Podendo levar a desgaste dental e, em casos graves, a problemas ósseos e na articulação da mandíbula. A condição pode estar relacionada a fatores genéticos, estresse, tensão, ansiedade ou problemas de oclusão. Afeta 15% das crianças e tende a diminuir com a idade. Quando ocorre durante o dia, é chamado de bruxismo de vigília.
O que causa bruxismo?
Quando a condição ocorre durante o dia, pode estar ligada ao estresse, ansiedade ou ao uso de certos medicamentos. Enquanto o bruxismo noturno está mais associado a problemas como distúrbios do sono, apneia, ou distúrbios neurológicos e respiratórios.
Além disso, o consumo excessivo de cafeína, álcool, tabaco e drogas pode agravar a situação tanto durante o dia quanto à noite. O refluxo ácido também pode desempenhar um papel no seu desenvolvimento, já que a baixa acidez no esôfago pode aumentar a atividade muscular da mastigação.
Sintoma
Além do desgaste e da amolecimento dos dentes, um sintoma muito comum do bruxismo é a dor de cabeça. Isso acontece porque a pressão intensa exercida pelos dentes pode provocar isquemia nos vasos sanguíneos da raiz dos dentes, levando à necrose dos vasos, nervos e da polpa dentária.
Outros sinais de bruxismo incluem zumbido e dor de ouvido, dor no pescoço e mandíbula, e tensão nos músculos da face devido ao esforço da mastigação. O bruxismo pode também causar estalos ao abrir e fechar a boca e afetar o padrão de sono, com a gravidade e a frequência dos sintomas variando de uma noite para outra.
Tratamento
O tratamento do bruxismo visa aliviar a dor e prevenir danos aos dentes. Normalmente, isso envolve o uso de uma placa de proteção dentária acrílica durante a noite para reduzir a dor e a tensão na mandíbula. Para ajudar a diminuir os episódios de bruxismo, recomenda-se aplicar água morna na área antes de dormir e adotar técnicas de relaxamento para reduzir o estresse.
Em casos mais graves, o médico pode prescrever relaxantes musculares ou benzodiazepinas por um curto período, e em situações severas, pode ser necessário o uso de injeção de toxina botulínica.
Fonte: Portal Drauzio Varella, Rede São Luiz