O que é o Corpus Christi: Descubra sua importância e significado

O que é o Corpus Christi: Descubra sua importância e significado

Comemorado sempre 60 dias após a Páscoa e em uma quinta-feira, o Corpus Christi é uma solenidade cristã que celebra um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. No entanto, a data não se trata de um feriado, sendo opcional para o estado ou município estabelecer se a data será um feriado ou não.

Qual o significado de Corpus Christi?

Originado do latim, “Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. Essa solenidade trata-se da Última Ceia, em que Jesus reuniu com seus discípulos, em uma quinta-feira, antes de sua morte.

Na ocasião, Jesus repartiu o pão, representando o seu corpo, e o vinho, o seu sangue, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Esse momento instituiu a Eucaristia, celebrada nas missas, quando o padre partilha o pão, representado pelas hóstias, e o vinho, repetindo as palavras de Jesus, simbolizando seu corpo e sangue.

Origem da celebração

Tudo começou no século XIII, quando a freira belga Juliana de Mont Cornillon teve uma visão em um sonho em que Jesus desejava que houvesse uma festa litúrgica em celebração ao seu corpo. Ao compartilhar sua revelação com os religiosos da época, o padre Thiago Pantaleão, que logo se tornou o Papa Urbano IV, instituiu a data de 11 de agosto de 1264, por meio da Bula “Transiturus de Hoc Mundo”. A partir desta data, a celebração se tornou oficial na Bélgica.

Ainda em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Enquanto retornava para Boêmia, o sacerdote realizou o sacramento da eucaristia em Bolsena, durante o sacramento, jorrou sangue da hóstia consagrada. Este ocorrido ficou conhecido como o Milagre de Bolsena. Diante disso, o Corpus Christi passou a ser celebrado pela igreja católica e em todo o mundo oficialmente.

Tradição dos Tapetes

Tradição dos Tapetes
Tradição dos Tapetes

A tradição dos tapetes de sal, representa o momento da entrada de Jesus em Jerusalém, onde os fiéis jogavam no seu caminho, ramos de oliveira. Apesar do nome, esses tapetes não são feitos apenas de sal, podendo conter outros materiais como flores, serragens, areia e farinha.

Os preparativos começam meses antes do dia da celebração e as imagens são bem criativas, porém os desenhos comuns são principalmente cálices, pão, vinho e cruz.

Corpus Christi no Brasil

A festa em homenagem ao corpo de Cristo chegou ao Brasil por meio dos portugueses com a colonização. Sendo comemorada com procissões, onde o padre anda nos tradicionais tapetes de sal levando o ostensório com a hóstia consagrada, o Santíssimo Sacramento, e missas.

Fonte: Exame, Toda Matéria

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *