O que é o Vitiligo: Causas, diagnóstico e tratamento

O que é o Vitiligo: Causas, diagnóstico e tratamento

Vitiligo é uma condição dermatológica, onde a pessoa afetada adquire manchas brancas irregulares em qualquer parte do corpo. Embora não traga prejuízos a saúde, o preconceito pode afetar a saúde mental daqueles que vivem com essa condição. Veja agora mais detalhes sobre doença.

O que é o Vitiligo?

O vitiligo se caracteriza como uma condição não transmissível, de origem autoimune, onde há a diminuição ou falta de melanina em determinadas regiões do corpo, resultando em manchas brancas nos locais afetados.

Estas lesões, podendo apresentar-se de forma isolada ou disseminar-se ao longo do corpo, tendem a se manifestar especialmente nos genitais, cotovelos, joelhos, face e nas extremidades dos membros (mãos e pés).

A incidência do vitiligo é estimada entre 1% a 2% da população global, podendo afetar pessoas de qualquer etnia, gênero e idade. Dentre as causas, há a possibilidade que sua ocorrência esteja associada a uma predisposição genética.

Possíveis causas do Vitiligo

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, fatores externos podem desempenhar um papel no surgimento ou na intensificação das manchas decorrentes da redução gradual da pigmentação. Aqui estão algumas teorias de possíveis causas para o surgimento da doença:

  1. Teoria neural: Vitiligo segmentar ocorre geralmente sobre uma região de uma pinta e é causado por substâncias que destroem os melanócitos, células produtoras de melanina.
  2. Teoria citotóxica: A despigmentação é causada por substâncias como a hidroquinona, presente em materiais como borracha e certos tecidos.
  3. Teoria autoimune: Envolve a formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos ou inibem a produção de melanina. Pode estar associada a outras doenças autoimunes, como diabetes e doenças da tireoide, com uma ocorrência familiar em 20% a 30% dos casos.
Vitiligo
Vitiligo

Diagnóstico

Ao perceber as manchas na pele, o paciente deve realizar uma consulta médica para obter o diagnóstico correto. Em alguns casos pode haver sensibilidade na região da lesão, no entanto, o vitiligo não apresenta coceira ou irritação, ou algum outro prejuízo a saúde.

Inicialmente, o diagnóstico clínico é realizado visualmente, com o uso de uma lâmpada especial. Em casos de incerteza, é realizada uma biópsia das lesões, pois as manchas características do vitiligo podem ser semelhantes às de outras condições dermatológicas, como a micose fungoide hipocromiante.

Tratamento

Apesar de não ser prejudicial à saúde, o vitiligo não tem cura, mas tem como controlar por meio de tratamento.

Primeiramente, aqueles afetados com a condição, devem dobrar os cuidados com as áreas da pele lesionadas. Para isso, é preciso evitar exposição ao sol, usar sempre protetor solar, fator de proteção acima de 50 e usar roupas e acessórios que protejam as lesões dos raios solares.

Existem várias abordagens terapêuticas para controlar o vitiligo, como medicamentos para repigmentação, cremes com corticoides, terapias a laser e fototerapia, e procedimentos cirúrgicos, incluindo transplante de melanócitos.

Vitiligo - Condição genética que causa manchas brancas na pele
Vitiligo – Condição genética que causa manchas brancas na pele

Fonte: CNN, Drauzio Varella

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *