O que é Telepatia? Realidade ou pura enganação?
Com certeza, em algum momento da vida, você pode ter escutado alguém contar sobre uma experiência telepática, algo como ter sentido o que a outra pessoa sentiu ou entender o que tinha para dizer sem o uso de palavras ou gestos, apenas com o poder da mente. É nesse instante, que pode aparecer a dúvida: O que é telepatia? Será que existe mesmo ou é apenas um truque usado para enganar leigos?
Aqui vamos te explicar um pouco sobre o conceito de telepatia e o que os estudiosos têm a dizer sobre o assunto. Por isso, leia agora sobre o fascinante mundo da telepatia e desvende os seus segredos.
O que é Telepatia?
A palavra telepatia é de origem grega, “tele” quer dizer distância e “patheia”, sentimento ou sentir. O termo é usado para explicar a comunicação ou transmissão de sentimentos de uma pessoa para outra por meio da mente independente da distância. No ramo da parapsicologia, a telepatia é considerada um fenômeno extra-sensorial correlacionada com clarividência e premonição.
O vocábulo telepatia surgiu em 1886, quando cientistas começaram a investigar o fenômeno e fizeram um relatório que recebeu o título de “Phantasms of the Living”, originando o termo. Dentre os estudiosos, o norte-americano Joseph Banks Rhine, teve os estudos mais famosos sobre o assunto, sendo um dos precursores da Parapsicologia.
O que os estudiosos dizem
Ao longo das décadas, inúmeros estudos foram feitos para descobrir, ou pelo menos tentar explicar se o fenômeno realmente existe e como funciona. Alguns tiveram êxito, em demonstrar sua possível existência, no entanto, os céticos duvidam dos resultados.
Em 1993, Wellington Zangari, coordenador do Inter Psi (Grupo de Estudos de Semiótica, Interconectividade e Consciência), da PUC de São Paulo, fez um experimento com sua parceira, a professora Fátima Regina Cardoso, que, até então, estava descrente com o assunto.
Neste, a professora ficou no papel de receptora, enquanto um colega era o emissor da mensagem “telepática”. No procedimento, ela visualizou imagens medievais, em especial as masmorras de um castelo, na qual teve sensações de sofrimento. Ao término do experimento, as imagens vistas e sensações sentidas, estavam de acordo com o que o colega estava transmitindo. O resultado, disse ela, foi surpreendente.
Enfim, esse é um assunto que ainda envolve mistério e controvérsia. Se é apenas uma ilusão ou uma capacidade genuína, a exploração do assunto continua a despertar curiosidades, trazendo especulações sobre os enigmas da mente humana.
Fonte: Super Interessante, Segredos do Mundo