O que é um ano bissexto: Entenda porque ele existe

O que é um ano bissexto: Entenda porque ele existe

Você já parou para pensar porque a cada quatro anos, o mês de fevereiro tem 29 dias? Isso acontece devido ao ano bissexto. Mas afinal, o que é um ano bissexto e por que essa peculiaridade existe em nosso sistema de medição do tempo? Descubra a resposta aqui!

O que é um ano bissexto?

Trata-se do ano em que se adiciona um dia extra ao mês de fevereiro para harmonizar o calendário anual com o ciclo solar, período que a Terra leva para completar uma volta ao redor do sol. Isso se deve ao fato de que o calendário convencionalmente usado pelos humanos tem 365 dias, enquanto o ano solar tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Desconsiderar o ano bissexto poderia gerar confusão, levando a uma desordem na correlação entre as estações e os meses ao longo do tempo.

Como surgiu o ano bissexto?

Em 238 a.C., o cientista grego Ptolomeu apresentou a proposta do ano bissexto em Alexandria, no Egito. No entanto, apenas por volta de 50 a.C., é que foi adotado pelo imperador Júlio César, durante a Roma Antiga, e assim, o ano bissexto foi introduzido para alinhar o ano civil com o ano solar.

Contudo, a decisão de adicionar o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos só foi estabelecida em 1582, com a implementação do calendário gregoriano pelo Papa Gregório XIII, substituindo o antigo “calendário juliano”, onde os anos bissextos eram múltiplos de três.

Posteriormente, o imperador César Augusto introduziu o “calendário augustiano”, que ajustava o calendário a cada quatro anos para melhorar essa divergência.

No século XVI, o “calendário augustiano” foi substituído pelo “calendário gregoriano”, que ainda é usado hoje em dia e considera os anos bissextos como múltiplos de quatro.

Como calcular?

Determinar se um ano é bissexto segue uma regra simples: anos bissextos são múltiplos de 4. Porém, essa regra tem exceções: anos que são múltiplos de 100 não o são, a menos que também sejam múltiplos de 400.

Para isso, basta dividir por 4 e verificar se o resultado é um número inteiro. Por exemplo:

  • 1980/4 = 495 – é bissexto.
  • 2011/4 = 502,75 – não é bissexto.

Fonte: National Geographic, Toda Matéria

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *