O que significa minimalismo? E onde pode ser aplicado
O que significa minimalismo? Como o próprio nome já diz, vem de mínimo, de minimizar, reduzir. Trata-se de uma filosofia de vida em que algo ou alguém busca se desapegar do que é supérfluo, valorizando o que é simples e elementar.
Inicialmente, o minimalismo empregava-se a expressões culturais e artísticas em que seu fundamento era a utilização mínima de elementos para manifestar sua arte e comunicação. O minimalismo esteve presente em várias ocasiões durante o século XX.
Atualmente, essa ideia do que significa minimalismo, ampliou seus horizontes para além da arte, tornando-se um estilo de vida adotado por muitos.
Arte Minimalista
Com início nos anos 60, em Nova York, a corrente artística foi nomeada de minimal art, que quer dizer arte minimalista. Suas obras são limitadas ao uso mínimo de recurso possível, com o intuito de desenvolver uma linguagem artística universal para que todos pudessem compreender.
Os nomes que mais se destacaram no minimalismo foram: Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson. Esses artistas buscavam explorar além das noções convencionais sobre a importância do suporte, investigando as possibilidades estéticas por meio de estruturas bi ou tridimensionais.
Minimalismo na Pintura, Música e Literatura
Buscando usar somente o considerado necessário, a pintura minimalista limita-se ao uso de poucas cores e poucas formas geométricas, onde muitas vezes são repetidas simetricamente.
Na música, a série de Composições 1960, criada por La Monte Young, são usadas apenas duas notas nas canções.
Já a literatura minimalista, é marcada pela sua economia de palavras, onde os autores evitam o excesso de advérbios e dão preferência a contextos que possam ditar significados.
Vale ressaltar, que foi a partir deste movimento que o minimalismo teve influência em outros campos como estilo de vida, moda, decoração e outras formas de expressão.
Estilo de Vida Minimalista
Quando adaptado ao estilo de vida, o minimalismo procura diminuir de forma drástica o consumismo, buscando ter apenas o necessário para viver e se satisfazer com prazeres que o dinheiro não compra, como realização pessoal e autonomia.
Além disso, esse modo de viver acaba sugerindo uma crítica a sociedade consumista e o sistema capitalista. Pois quem pretende se adaptar a esse estilo de vida, tem como objetivo fazer compras com mais consciência e se desfazer de tudo aquilo que considera desnecessário para viver.
Decoração Minimalista
Para a decoração, o minimalismo visa espaços amplos, com poucos móveis e paleta de cores neutras. Essa abordagem promove uma sensação de leveza e contribui para a redução de estresse, mantendo somente o necessário em cada cômodo.
Vestuário Minimalista
No vestuário, o minimalismo é manifesto por meio de roupas conhecidas como “coringas”, que podem ser combinadas entre si, evitando a compra de mais peças. Geralmente, as cores usadas são em tons neutros como bege, preto, listrado, azul e marrom. Devem ser alta qualidade e atemporais, para durarem muitos anos.
Tatuagem Minimalista
Na atualidade, as tatuagens minimalistas fazem grande sucesso, seguindo o mesmo conceito de simplicidade. Trata-se de desenhos pequenos, poucos traços, delicados e pouco preenchidos, mas com beleza e significados profundos.
Fonte: Toda Matéria, Brasil Escola