Origem da palavra carioca: De onde veio e o que significa!

Origem da palavra carioca: De onde veio e o que significa!

Carioca ou fluminense? Como saber qual é o gentílico correto para quem nasce no Rio de Janeiro? Para descobrir a resposta e entender a origem das palavras “carioca” e “fluminense,” continue lendo.

Origem da palavra carioca

A palavra “carioca” tem origem tupi e, embora não possua um significado exato, a interpretação mais difundida é “casa de branco“, derivada de kara’iwa (homem branco) e oka (casa).

Outra possível versão é que “carioca” significa “casa do peixe cascudo“. Segundo essa teoria, quando os primeiros europeus chegaram à costa, suas armaduras lembravam escamas de peixe para os nativos.

Origem da palavra fluminense

Já fluminense, vem do latim flumine (rio) e o sufixo ense (natural), que quer dizer aquele “que vem do rio“.

Como esses termos se tornaram gentílicos?

Assim, carioca é quem nasce no município do Rio de Janeiro, enquanto quem nasce no estado, é fluminense.

A história de como essas palavras se tornaram gentílicos é interessante. Na cidade do Rio de Janeiro, existe o rio Carioca, que nasce na Floresta da Tijuca e passa por bairros como Cosme Velho e Laranjeiras.

Não é possível afirmar com certeza qual surgiu primeiro: o nome do rio ou o gentílico. Alguns acreditam que o termo “carioca” do curso de água foi adotado pelos moradores das proximidades, enquanto outros defendem a teoria oposta. De qualquer forma, durante o período colonial, os nascidos na capitania do Rio de Janeiro já eram chamados de cariocas.

Enquanto o termo “fluminense” surgiu mais tarde. Em 1783, um decreto do vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, estabeleceu que os nascidos na província do Rio de Janeiro seriam chamados de fluminenses. A palavra foi escolhida como uma alternativa “mais civilizada” para “carioca” – a elite não queria ser associada a um nome de origem indígena e solicitou a mudança. No entanto, “carioca” continuou sendo amplamente utilizado pelo povo.

Durante o período em que o Rio foi a capital do Brasil, o gentílico oficial da cidade também era “fluminense”, atendendo novamente aos desejos da corte. Em 1960, com a transferência da capital para Brasília, o município se tornou o “estado da Guanabara” e o gentílico “carioca” foi oficializado pela primeira vez. Após a fusão da Guanabara com o restante do estado do Rio de Janeiro, em 1975, os gentílicos passaram a ser usados na configuração atual.

Fonte: Super, G1

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *