Origem do brigadeiro: O docinho mais amado do Brasil

Origem do brigadeiro: O docinho mais amado do Brasil

A origem do brigadeiro, esse irresistível docinho que conquistou o Brasil inteiro, possui uma curiosa ligação com a história política do país. Surgiu durante a campanha presidencial de 1945, protagonizada pelo Brigadeiro Eduardo Gomes. Veja, agora, mais sobre a história do brigadeiro.

Quem era Eduardo Gomes?

Eduardo Gomes (1896-1981) não apenas exibia charme de galã, mas também se destacava por sua habilidade em confrontos. Ele esteve envolvido em várias rebeliões tenentistas, incluindo a Revolta do Forte de Copacabana (1922) e a Revolta Paulista (1924). Sua coragem o levou a ser preso enquanto planejava se unir à icônica Coluna Prestes, deixando um legado marcante na história militar brasileira.

Foi promovido a patente de brigadeiro com a instituição do Ministério da Aeronáutica, Gomes Ficou empolgado com a crescente fama que conquistara. Motivado por sua própria ascensão à fama, decidiu lançar sua candidatura à presidência da República.

Brigadeiro Eduardo Gomes
Brigadeiro Eduardo Gomes

Criação do Brigadeiro

Para apoiar a candidatura de Gomes, suas apoiadoras resolveram ajudar organizando festas com guloseimas para arrecadar fundos para a campanha.

No entanto, como esse período era pós-guerra, havia escassez de alimentos, dentre eles, o leite fresco. A solução foi unir o leite condensado, uma invenção para esterilizar a pré-refrigeração do leite, e o chocolate em pó, que já era um sucesso da Nestlé, comercializado desde 1940 no Brasil.

A responsável pela receita foi Heloísa Nabuco de Oliveira, que juntou todos os ingredientes que deu origem ao doce em homenagem ao candidato, chamado na época de “doce do brigadeiro”. Posteriormente, o nome foi encurtado e se tornou o brigadeiro que conhecemos.

Apesar dos esforços, Eduardo Gomes não venceu a eleição para presidente, entretanto o doce brigadeiro ganhou espaço em todas as festas de aniversário, conquistando todo o Brasil.

Fonte: Super Interessante, Globo Repórter, Aventuras na História

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *