Peixe para aquário de água doce: Veja 6 opções ideais para você
Ter um aquário em casa, é uma ótima opção para quem quer ter um companheiro animal discreto e uma exibição de beleza e contemplação. Já que a variedade das espécies possuem características únicas capazes de embelezar e proporcionar momentos de tranquilidade, reduzindo o nível de estresse do ambiente. Aqui, apresentaremos seis opções ideais de peixe para aquário de água doce para dar vida ao seu aquário.
Peixes Pequenos
Tetra-neon (Paracheirodon innesi)
O Tetra-neon, é um dos peixes mais comuns nos aquários. Ele pertence à família Characidae, nativo da América do Sul, habitante do Rio Amazonas. Esse peixinho, tem como principal característica, sua coloração marcante, azul com uma faixa vermelha.
Seu tamanho pode variar de 2 a 4 cm e apesar do seu pequeno tamanho, precisa de um aquário grande de pelo menos 40 litros com a temperatura 24 °C a 30 °C, pois é recomendado que ele viva em grupos, de aproximadamente 10 indivíduos.
Um fato interessante sobre o Tetra-neon, é que seus atributos fisiológicos permitem que ele se adapte a ambientes com altas concentrações de metal e ferro, letais para outras espécies.
Guppy (Poecilia reticulata)
Pertencentes à família Poeciliidae, os Guppys são nativos da América do Sul e tem o “apelidinho” carinhoso de “barrigudinho”.
Essa espécie possui dismorfismo sexual, quando existem grandes diferenças entre os machos e as fêmeas. Os machos medem cerca de 3 cm, com desenhos bem coloridos na barbatana caudal. Enquanto as fêmeas são maiores, medindo cerca de 5 cm, e tem uma coloração mais esverdeada.
Por serem peixinhos inquietos, precisam de bastante espaço no aquário e sua temperatura ideal deve ser 25 °C, podendo ir até 28 °C.
Peixes Coloridos
Betta (Betta esplendens)
O peixe Betta tem uma peculiaridade que o diferencia muito das outras espécies. Uma ampla variedade de cores e padrões das suas barbatanas. Da família Osphronemidae, o peixinho é nativo do sudeste asiático e mede aproximadamente 6 cm.
Também possui dismorfia sexual, onde os machos possuem as cores mais marcantes como vermelho e laranja, por exemplo, e suas caudas podem variar de tamanho, umas podem ser curtas e outras podem maiores no formato de véu.
Sem contar que os machos também são muito agressivos por serem territoriais e competitivos quanto as fêmeas. A temperatura ideal para essa espécie, é de 24 a 30 °C.
Acará-Disco (Symphysodon aequifasciatus)
Mais um peixinho que exibe sua coloração, é o Acará-disco, da família Cichlidae, conhecido também como comi discus. Nativo da América do Sul, essa espécie tem um achatamento lateral, dando ao seu corpo o formato de um disco, daí a origem do seu nome, ele possui uma coloração que varia do marrom, laranja, etc.
Com 17 cm de comprimento, o Acará-disco é sensível à mudança de temperatura da água, podendo variar entre 26 e 30 °C, sendo aconselhado uma água sempre bem limpinha.
Esse é um peixe sociável e gosta de compartilhar seu território. No entanto, seus vizinhos devem ser peixes mais tranquilos como o Tetra-neon, por exemplo.
Peixes Grandes
Acará-Bandeira (Pterophyllum scalare)
Para quem prefere peixes maiores, o Acará-Bandeira é uma ótima opção. Essa espécie possui as nadadeiras dorsais mais longas com o corpo de formato triangular e mede 16 cm de comprimento quando adulto.
Pertencente a família Cichlidae, esse peixe precisa de um espaço maior, o aquário deve ter uma capacidade aproximada de 200 litros.
São monogâmicos, tendo apenas um parceiro por toda a vida, esses bichinhos são pacíficos, embora no tempo de acasalamento fique um tanto agressivo.
Balashark (Balantiocheilos melanopterus)
Para finalizar nossa lista de peixe para aquário de água doce, trazemos aqui o Balashark. Seu nome deriva do inglês, “shark”, que quer dizer tubarão. Foi batizado assim, por ter seu corpo prateado e sua barbatana dorsal semelhante ao rei dos mares.
Seu tamanho varia de 30 a 35 cm quando adulto. E ainda assim precisa de um aquário com capacidade com cerca de 300 litros.
Esse peixe gosta da companhia de outras espécies e é bem ativo, gosta de nadar por todo o espaço no aquário.
Fonte: Perito Animal, Tudo de bicho