Por que os gatos ronronam? Veja alguns motivos

Por que os gatos ronronam? Veja alguns motivos

Os gatos são criaturas misteriosas e encantadoras, e uma de suas peculiaridades que chamam a nossa atenção é o ronronar, aquele sonzinho que os felinos emitem desde os primeiros dias de vida, geralmente quando estão relaxados. Mas você sabe por que os gatos ronronam? Continue a leitura e descubra alguns motivos por trás desse comportamento fascinante.

O que é ronronar?

O ronronar é o som emitido por meio da contração e relaxamento da glote na região da laringe, o que resulta na liberação de ar e por fim no sonzinho. Durante o ronronar, o diafragma vibra, possibilitando sentir o barulhinho na caixa torácica e garganta do felino.

Além disso, é uma forma de comunicação, podendo ter vários significados, normalmente bons, como quando o gatinho está no colo de seu tutor, demonstrando contentamento e satisfação. No entanto, em alguns momentos, pode ser um alerta indicando algum ferimento, dor, ou até mesmo medo.

Motivos por que os gatos ronronam

No início da vida de um gato, o ronronar serve como um aviso para as mães que eles estão lá e estão bem, e também para fortalecer o vínculo de mãe e filhote. Mas também tem outros motivos, veja:

Porque estão satisfeitos e felizes

O motivo mais comum é a felicidade e satisfação ao receber carinho de seus donos. Demonstrando, assim, que estão se sentindo seguros.

Por que os gatos ronronam
Gato recebendo carinho

Porque estão com fome

O som também serve para comunicar, quando o pet precisa de algo como comida, por exemplo. Acredita-se que o ronronar, neste momento específico, tenha relação com a infância do bichano, quando ronronava para chamar a atenção da mãe. De acordo com estudos, o ronronar de fome é mais alto e lembra um miado.

Porque estão com dor

Os gatos ronronam também em situação de estresse ou dor. O som age como calmante e alivia a situação indesejada do felino. Podendo acalmar até mesmo o tutor do animal. Uma pesquisa publicada no Journal of Vascular and Interventional Neurology, mostrou que alguns participantes que eram tutores de gatos, tiveram uma redução no risco de doenças cardiovasculares.

Todos os gatos ronronam?

A grande maioria, sim, mas existem casos de quando o gatinho é separado da mãe, ele não aprende a ronronar por falta de estímulo e assim não emite o som na fase adulta.

Do mesmo modo dos gatos domésticos, alguns felinos, como o lince e guepardo, também são capazes de ronronar. Por outro lado, leões e tigres não produzem esse som característico devido às diferenças na estrutura de suas laringes; em vez disso, emitem os rugidos.

Fonte: CNN, Petz

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *