Porque a pálpebra do olho fica tremendo: Pode ser sinal de alerta!

Porque a pálpebra do olho fica tremendo: Pode ser sinal de alerta!

Com certeza em algum momento da sua vida você já sentiu aquele tremorzinho na pálpebra do olho. É algo tão incômodo quanto difícil de controlar. E o pior é que pode persistir por dias, interrompido apenas por breves momentos de alívio. Mas por que o olho fica tremendo sendo algo tão comum e, ao mesmo tempo, tão desafiador de evitar?

Conhecido como mioquimia palpebral, esse tremor ocular geralmente não é considerado uma condição médica grave. No entanto, serve como um sinal de alerta: o tremor indica que algo pode não estar em harmonia no seu corpo ou no seu estilo de vida.

Motivos que podem desencadear o tremor nos olhos

Fadiga

Pode ser desencadeada pelo uso prolongado de computadores ou monitores (síndrome da visão do computador). Nestes casos, é recomendado intercalar períodos de trabalho com intervalos de descanso para os olhos.

Alterações no sistema nervoso

O blefaroespasmo é uma disfunção nervosa que causa tremores nas pálpebras de ambos os olhos, com movimentos repetitivos. Pode também ocorrer em apenas um olho como espasmo hemifacial, causado pela pressão de um vaso sanguíneo no nervo facial, afetando os músculos faciais.

Estresse

Evite ou resolva situações no ambiente de trabalho, ou familiar que estejam contribuindo para o aumento da ansiedade. Além disso, relaxantes musculares leves podem ser utilizados sob prescrição médica.

Problema de visão

Complicações na visão, como presbiopia, podem induzir sintomas como sensação de queimação nos olhos, fadiga extrema e tremores nas pálpebras. Isso ocorre devido à sobrecarga ocular, levando as pálpebras a uma fadiga incomum devido ao esforço visual excessivo.

Secura nos olhos

Muitas vezes relacionada ao uso extensivo de computadores, pode ser mitigada utilizando colírios lubrificantes preventivamente e aumentando a umidade no ambiente de trabalho.

Uso de medicamentos

Certos medicamentos prescritos para condições como enfisema, asma e epilepsia, como teofilina, agonistas beta-adrenérgicos, corticoides e valproato, podem desencadear tremores nas pálpebras como um efeito colateral.

Ausência de vitaminas ou hidratação

A deficiência de vitaminas essenciais, como B12, ou minerais como potássio e magnésio, pode causar espasmos musculares involuntários, incluindo nas pálpebras. A desidratação devido à baixa ingestão de água também pode enfraquecer os músculos, resultando em tremores.

Pessoas com mais de 65 anos ou que seguem uma dieta vegetariana têm maior risco de deficiência de nutrientes e, consequentemente, podem apresentar tremores com mais frequência.

Cafeína

Se o tremor estiver associado ao consumo excessivo de cafeína, bebidas energéticas ou cigarros, reduza ou suspenda o uso desses produtos.

Alergias

Pessoas com alergias podem experimentar uma variedade de sintomas oculares, como vermelhidão, coceira ou aumento da produção de lágrimas. No entanto, ao coçar os olhos, a liberação de histamina, uma substância associada às reações alérgicas, pode atingir as pálpebras, desencadeando tremores.

Quando ir ao médico

Se o seu olho fica tremendo sem uma causa clara, embora na maioria dos casos não seja indicativo de problemas graves, é recomendável agendar uma consulta oftalmológica completa. Isso permitirá avaliar a função muscular das pálpebras, a condição da superfície ocular e a saúde ocular geral. Principalmente quando:

  • Outros sintomas surgem, incluindo vermelhidão nos olhos ou inchaço das pálpebras;
  • A pálpebra pode parecer mais caída do que o habitual;
  • O tremor ocorre com frequência;
  • O tremor pode afetar outras áreas do rosto.

Fonte: Viva Bem UOL, Tua Saúde

Isabela Mancini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *