PRIMEIRA universidade do BRASIL: UFAM, 115 anos de inspiração

PRIMEIRA universidade do BRASIL: UFAM, 115 anos de inspiração

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é instituição pública de ensino superior localizada no estado do Amazonas. Considerada a primeira universidade do Brasil, traz uma história que remonta à sua fundação em 1909.

O início

A primeira universidade do Brasil, foi fundada em 17 de janeiro de 1909. Seu fundador foi o tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Para cuidar da publicação de seus estatutos, o Conselho Constituinte elegeu Eulálio Chaves para obter o reconhecimento oficial da Escola.

Além disso, um fato bem curioso que trazemos aqui, é que a universidade era bem diferente do que estamos acostumados a ver atualmente. Seu primeiro nome foi Escola Universitária Livre de Manáos, depois foi chamada de Universidade de Manaus, em seguida Universidade do Amazonas (UA), e somente em 2002 foi nomeada como conhecemos hoje: Universidade Federal do Amazonas.

Localização

Quanto à sua localização inicial, a instituição ficava bem distante da atual no centro de Manaus. Agora, porém, sua sede está estrategicamente situada na cidade em uma área de 6,7 milhões de metros quadrados, sendo o terceiro maior fragmento verde em área urbana do mundo e o primeiro do país, dedicado a uma instituição de ensino superior no Brasil.

Primeira universidade do Brasil - UFAM
Vista aérea da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Cursos

A Universidade inaugurou suas atividades com uma variedade de dez cursos distribuídos em cinco áreas acadêmicas, incluindo direito, medicina, letras, engenharia e militar. Contudo, com o declínio da indústria da borracha e a subsequente crise econômica regional, a instituição perdeu o apoio financeiro crucial do governo estadual, industrial e fazendeiros. Esse declínio culminou no seu fechamento na década de 1920, apenas para ser reaberta em 1962.

Apesar do encerramento da Escola Universitária, a Faculdade de Direito persistiu e foi incorporada à instituição, tornando-se o núcleo inicial da atual UFAM. Hoje, a universidade oferece uma ampla gama de oportunidades educacionais, incluindo 96 cursos de graduação, 31 programas de mestrado e oito de doutorado, com uma comunidade estudantil de 25 mil alunos e um corpo docente de 1,5 mil professores. A UFAM também se estende além de Manaus, com cinco campi situados em diferentes cidades do interior do estado, cada um oferecendo seis cursos de graduação.

Fonte: G1, UFAM

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *