Quais os sinais de infarto e quando ir ao médico?
Ter uma alimentação e rotina saudáveis são primordiais para evitar doenças cardiovasculares, além de passar por consultas de avaliação com cardiologista anualmente. No entanto, os sintomas de um infarto podem acometer pessoas de qualquer idade, o que torna indispensável saber reconhecer quais os sinais de infarto para, assim, evitar situações mais graves.
O que é infarto?
O infarto, também chamado de infarto agudo do miocárdio, é quando há a interrupção do fluxo de sangue da artéria do coração. Isso se deve a gordura acumulada ou coágulos que prejudicam a passagem sanguínea provocando a morte da área do coração.
Sinais de infarto
- Cansaço e fadiga: Mesmo sem ter realizado esforço físico.
- Dor no peito na região torácica: Mais comum em homens, pressão, aperto e sensação de peso.
- Dor no estômago: Pressão abdominal intensa e dor sem relação com alimentos.
- Dor no peito: Importante afirmar que essa dor não se limita apenas ao lado esquerdo, e pode se estender para o ombro, pescoço, mandíbula, e braço, causando rigidez.
- Náusea, tontura, falta de ar: Podem ocorrer ao mesmo tempo.
- Dores nos braços: Iniciando no peito e passando para braços, ombros e cotovelos. Em alguns caso a dor só atinge os bracos e costas, podendo aparecer dormência e formigamento também.
- Tosse: Com continuidade devido ao acumulo de secreções nos pulmões, podendo ter a presença de sangue
- Inquietação: Pode ser também um alerta. Antes do infarto acontecer, o indivíduo pode passar meses com ansiedade, agitação e insônia.
- Batimentos cardíacos rápidos e irregulares: Se acompanhado de falta de ar, tonturas e fraqueza, pode ser um ataque cardiovascular se iniciando.
- Inchaço corporal: O inchaço na região abdominal, nos membros inferiores, como pés, pernas e tornozelos, juntamente com diminuição do apetite ou ganho súbito de peso, são indícios que merecem atenção.
Sinais de infarto em:
- Mulheres: Mais suscetíveis a apresentar sinais diferentes, as mulheres sentem dor no peito em pontada ou que piora com a respiração, fraqueza, cansaço, falta de ar e indigestão, além disso, apresentam dor nas costas, braço, pescoço ou mandíbula, náusea, vômitos, e sensação de medo.
- Jovens: A dor no peito surge até uma semana antes do episódio, e possuem mais chances de passar por ataque fulminante, podendo levar a morte, mesmo passando por atendimento médico.
- Idosos: Possuem mais chances de apresentar um infarto silencioso, sem indícios dos sintomas comuns, podendo aparecer sintomas de insuficiência cardíaca como tosse e falta de ar.
Quando ir ao médico?
Por fim, ao perceber qualquer sintoma deve-se buscar ajuda médica. Pois quanto mais cedo receber o diagnóstico, maiores as chances de sobrevivência e também evitar sequelas no coração ou em outros órgãos.
Fonte: Tua saúde, Vida saudável