Qual a diferença entre borboleta e mariposa?

Qual a diferença entre borboleta e mariposa?

Por mais que aparentam ser muito idênticas, as borboletas e as mariposas possuem características únicas que as distinguem entre si. Apesar de muitas semelhanças, é possível observar, seja no comportamento ou detalhes na aparência, quem ambos os insetos não são tão parecidos assim. Entao, qual a diferença entre borboleta e mariposa? Venha descobrir.

Semelhanças

Primeiramente, vejamos algumas semelhanças entre os insetos, pois ambos são considerados primos distantes, da ordem Lepidoptera. Isso significa que possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, tem um par de antenas, olhos compostos, aparelho bucal sugador e dois pares de asas coloridas coberta por escamas que ajudam na termorregulação e na defesa dos predadores.

Além disso, também tem o ciclo da metamorfose, onde ficam em casulo quando estão na condição de larva para se transformarem em borboleta ou mariposa.

Ambas são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema, pois são polinizadoras. Ao se alimentarem do néctar das flores, ficam com pólen pelo seu corpo e ao voar esse pólen é distribuído pelo ambiente possibilitando que novas flores nasçam.

Diferença entre Borboleta e Mariposa

Borboleta

Diferença entre borboleta e mariposa
Borboleta

As borboletas possuem hábitos diurnos, gostam de voar durante o dia. Hábito esse que influencia na cor das asas, pois as borboletas são coloridas e versáteis e tem o costume de pousar com as asas fechadas.

Outras características físicas, são que as borboletas possuem o corpo afinado com antenas também finas no formato de pontas de hastes, chamado clavadas.

Mariposa

Mariposa
Mariposa

Já a mariposa, é uma criatura da noite, embora algumas sejam diurnas, a maioria tende a se recolher durante o dia, saindo apenas a noite.

E quanto ao seu físico, o corpo da mariposa é projetado para se camuflar, possuindo cores mais neutras que a ajudam a se esconder dos predadores. Ao pousar, o inseto fica com as asas abertas na horizontal. Além disso, seu corpo é robusto e dois tipos de antenas diferenciando seu gênero, as fêmeas possuem antenas finas, chamada filiforme, e a dos machos são plumosas.

Fonte: Terra, Instituto Butantan

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *