Qual a diferença entre Crocodilo e Jacaré?

Qual a diferença entre Crocodilo e Jacaré?

Embora sejam muito parecidos, existem muitos aspectos que nos permitem reconhecer a diferença entre crocodilo e jacaré. Suas distinções vão desde suas aparências físicas até seus comportamentos e habitats preferidos. Veja, agora, como distinguir entre esses grandiosos répteis.

Primeiramente, vale ressaltar que as fortes semelhanças entre os répteis predadores, decorrem do fato de pertencerem à mesma ordem, a Crocodylia.

Características do Jacaré

  • Família: Alligatoridae
  • Tamanho do focinho: Largo e curto, o que lembra o formato da letra “U”
  • Hábitat: Margens de rios, lagos, pântanos e outros ambientes com água

Dando início as diferenças entre o crocodilo e jacaré, pode-se apontar os dentes, quando o jacaré está com a boca fechada, somente os dentes superiores são visíveis. Estes animais podem medir de 1,5 a 4,5 metros de comprimento.

Enquanto isso, a sua cor pode variar de cinzentos a tons mais escuros. Os jacarés são reconhecidos por sua capacidade de emitir vocalizações, principalmente durante o período de reprodução, que podem variar de grunhidos a assobios e outros sons distintos.

No Brasil, existem 6 espécies de jacarés e no geral, esses répteis apresentam um comportamento sutil, mostrando-se menos agressivos com humanos. No entanto, se sentirem que estão em perigo ou tendo que proteger seu ninho, não hesitarão em atacar.

Jacaré
Jacaré

Características do Crocodilo

  • Família: Crocodylidae
  • Hábitat: Pântanos, lagos e rios, adaptados também à água salgada
  • Tamanho do focinho: Longo e estreito, o que lembra o formato da letra “V”

Os crocodilos possuem dentes de diferentes tamanhos e são considerados mais agressivos ao atacar que os jacarés, principalmente com humanos. E podem medir de 2 a 7 metros de comprimento.

Além disso, esses répteis possuem a cor oliva e também são capazes de produzir sons, embora sejam menos expressivos neste quesito.

Não são encontrados no Brasil, sendo mais comuns na África, Ásia e Oceania. Assim, algumas espécies são capazes de sobreviver em ambientes marinhos e até mesmo realizar longas travessias até o oceano, embora prefiram normalmente habitats de água doce e salobra.

Crocodilo
Crocodilo

Fonte: Terra, National Geographic

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *