Qual a diferença entre Tartaruga e Jabuti? E o Cágado?

Qual a diferença entre Tartaruga e Jabuti? E o Cágado?

Se você fica confuso ao tentar descobrir a diferença entre tartaruga e jabuti, não se preocupe! Aqui vamos mostrar que embora compartilhem semelhanças morfológicas e comportamentais, cada uma dessas criaturas tem suas próprias características distintas que as diferenciam umas das outras.

Primeiro as semelhanças

Dando início as semelhanças, esses répteis são da ordem dos quelônios, e todos possuem um mecanismo de proteção singular entre os vertebrados: o casco.

Este, por sua vez, possui uma estrutura formada pela fusão de vértebras e costelas modificadas, é um traço unificador entre tartarugas, cágados e jabutis.

O casco, uma estrutura formada pela fusão de vértebras e costelas modificadas, é um traço mais comum entre tartarugas, cágados e jabutis. Essa carapaça é revestida por camadas externas de queratina.

Além disso, esses quelônios são conhecidos por sua longevidade, com alguns exemplares vivendo mais de 190 anos. Cada animal pode ter tamanhos bem variados. E mais, todos são ovíparos, com os embriões se desenvolvendo em ovos fora do corpo, geralmente em ninhos escavados em praias, bancos de areia ou solo.

Agora, vamos às diferenças

Tartaruga

Tartaruga
Tartaruga

As tartarugas são as mais famosas dos quelônios. Estas são criaturas aquáticas, podendo viver nos oceanos e em água doce, como rios e lagos.

Devido ao habitat aquático, as tartarugas possuem patas que se parecem remos e seu casco é achatado adaptado para se mover na água mais facilmente.

As tartarugas-marinhas não possuem unhas, já as de água doce apresentam garras afiadas e membranas entre os dedos.

Essas criaturas se alimentam principalmente de moluscos, peixes, algas e crustáceos de pequeno porte.

Jabuti

Jabuti
Jabuti

Ao contrário das tartarugas, o jabuti é um bichinho terrestre. Com o casco robusto, alto e pesado, o jabuti é notavelmente lento, e suas patas estão adaptadas exclusivamente para a locomoção terrestre, com uma estrutura cilíndrica e robusta que lembra as patas de um elefante.

Além disso, os jabutis têm uma dieta predominantemente herbívora, consumindo principalmente alimentos de origem vegetal. Uma curiosidade interessante sobre esses répteis é que seu nome, derivado do tupi “iawotí”, significa “aquele que persiste”.

Cágado

Cágado
Cágado

Por fim, temos o cágado, um animalzinho semiaquático, capaz de viver tanto na água como na terra. Contudo, diferente das tartarugas, os cágados vivem somente em água doce e suas patinhas são mais cilíndricas com membranas para se locomover dentro d’água.

E mais, os cágados também são equipados com pequenas unhas que os auxiliam na locomoção terrestre. Sua dieta é predominantemente carnívora, incluindo principalmente pequenos peixes e crustáceos.

Fonte: Canaltech, Petz

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *