Qual a diferença entre tempo e clima?
Tempo e clima, embora sejam termos que estejam constantemente relacionados, o que pode causar uma confusão, ambos possuem conceitos diferentes na meteorologia. Veja agora qual a diferença entre tempo e clima.
O que é tempo?
Tempo se refere a um período mais curto, sendo uma ocorrência diária, que abrange desde a luz solar até fenômenos climáticos como chuva, neve, granizo, neblina, tempestades e outras condições atmosféricas similares.
Desse modo, sua definição consiste em fatores meteorológicos, como temperatura, precipitação, pressão atmosférica, vento e umidade.
O que é clima?
Por outro lado, o clima é definido pela média de um período mais prolongado e completo dos padrões de tempo. Trata-se das circunstâncias predominantes em uma localidade ou em escala global, e pode ser examinado por meio da análise das trajetórias históricas.
O sistema climático abrange cinco componentes primordiais, os quais interagem em conjunto e influenciam os padrões e flutuações climáticas. Estes elementos incluem a atmosfera, a hidrosfera (mares, lagos e cursos d’água), a criosfera (gelo e neve), a litosfera (superfície sólida da Terra) e a biosfera (seres vivos).
Observando e monitorando elementos climáticos ao longo do tempo, como temperatura, precipitação e pressão atmosférica, especialistas podem entender e prever o clima futuro.
Influências internas e externas, como atividades vulcânicas e humanas, moldam as mudanças climáticas. A atividade humana, em particular, tem causado aquecimento significativo na atmosfera, oceanos e superfície terrestre, resultando em mudanças rápidas e sem precedentes no sistema climático.
Diferença entre tempo e clima
Por fim, para não se confundir mais, considere o período que os conceitos tempo e clima abrangem. Tempo, refere-se a eventos mais curtos. Já o clima, trata-se de um período mais longo de um local específico.
Fonte: National Geographic, BBC