Qual a origem da Festa Junina?

Qual a origem da Festa Junina?

A Festa Junina é uma comemoração que ocorre todos os anos no Brasil no mês de junho. A tradicional celebração tem raízes da igreja católica e é celebrada com músicas típicas, danças, fogueira e comida. Mas você sabe qual a origem da Festa Junina? Descubra isso e muito sobre essa festividade.

Origem da Festa Junina

A Festa Junina é de origem europeia, trata-se de festividades pagãs realizadas no solstício de verão, mudança de estações da primavera para o verão, onde eram celebrados a fertilidade da terra e boas colheitas, e também era uma forma de afugentar os maus espíritos e as pragas que pudessem atacar a colheita. A comemoração acontecia no mês de junho no hemisfério norte, daí o nome junina.

Quando o cristianismo se consolidou na Europa, a festa junina foi incorporada no calendário católico festivo, para homenagear a princípio o São João no dia 24, passando a ser chamada de “Festa Joanina”. No entanto, Santo Antônio e São Pedro foram agregados a mesma festa, que voltou a ser chamada de Festa Junina, por já serem homenageados no mesmo mês, no dia 13 e no dia 29, respectivamente.

Festa Junina no Brasil

Festa Junina
Festa Junina

A tradicional festa chegou ao Brasil no século XVI, por meio dos portugueses no período de colonização, pois tinha grande importância e eram muitos populares na Península Ibérica.

A princípio, a festa tinha um tom religioso, era comemorada com procissões, missas, danças e comemorações populares. Ao longo do tempo, porém, a celebração foi perdendo o ar religioso e recebendo adaptações dos povos locais. Os indígenas contribuíram com o uso de fogueiras e rituais relacionados a agricultura e fertilidade. Os povos africanos trouxeram as danças, músicas e instrumentos típicos, como tambor e zabumba.

Desta forma, a festividade tornou-se uma mistura de culturas, adquirindo uma característica única, representada na manifestação cultural genuinamente brasileira que conhecemos hoje.

Importância e características da Festa Junina

A Festa Junina proporciona a preservação da cultura brasileira, trazendo a oportunidade de reviver as tradições e valores, que reforçam a identidade nacional e a cultura popular. Além disso, é um momento de união e alegria, para as famílias, amigos e comunidade.

As características da festa podem variar conforme a região, mas, em geral, consiste em bandeirinhas coloridas, balões, fogueiras, chapéus de palha e outros elementos que remetem à vida no campo.

As vestimentas são típicos trajes coloridos caipiras, para as mulheres vestidos coloridos e cabelos com tranças, para os homens, camisa xadrez e chapéu de palha, ambos com pinturas no rosto.

A comida tem como base o milho, são várias receitas com a iguaria, como pamonha, quentão, canjica, pipoca, o próprio milho cozido, entre outros. Tudo isso acompanhado de várias brincadeiras como tiro ao alvo, pecaria e também muitas danças folclóricas como a quadrilha, que deixam a festa ainda mais divertida.

Quadrilha - Dança Folclórica da Festa Junina
Quadrilha – Dança Folclórica da Festa Junina

Datas da Festa

Cada santo tem seu dia para ser homenageado. São João, conhecido como “Santo Festeiro”, é celebrado no dia 24, dia de seu nascimento. Seu nome era João Batista, primo de Jesus e foi quem o batizou.

O próximo é Santo Antônio, este é o famoso santo casamenteiro, ficou conhecido assim por ajudar uma jovem italiana a conseguir o valor do dote para poder se casar. Sua homenagem é no dia 13.

E por fim, tem o São Pedro, conhecido com fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Ele foi um dos 12 apóstolos de Jesus, é guardião das chaves do céu, responsável pelas chuvas, protetor das viúvas e dos pescadores. Sua celebração é no dia 29.

  • Dia de Santo Antônio: 13 de junho
  • Dia de São João: 24 de junho
  • Dia de São Pedro: dia 29 de junho

Fonte: National Geographic, Brasil Escola, Terra

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *