Qual é o maior peixe do mundo?

Qual é o maior peixe do mundo?

Ao pensar em maior ser marinho, logo vem a mente a baleia, e sim, a baleia é enorme, porém está na categoria de maior mamífero do mundo. No entanto, quem ocupa o título de maior peixe do mundo é o tubarão-baleia. Mas para entender melhor, é preciso fazer uma análise das características que um animal precisa ter para ser considerado um peixe.

O que é um peixe?

Os peixes são animais invertebrados que podem ser divididos em ósseos, aqueles que possuem esqueleto ósseo como os lambaris, e cartilaginosos, são os que tem o esqueleto formado por cartilagem como os tubarões e as arraias.

Existem mais de 24 mil espécies diferentes de peixes listadas. Dentre elas, 41% são de água doce, 58% de água salgada, e o 1% restante se deslocam entre água doce e salgada. No Brasil, encontramos cerca de 2.587 de peixes de água doce, além de mais de 1.200 espécies marinhas.

Tubarão-baleia: O maior peixe do mundo

Tubarão-baleia: o maior peixe do mundo
Tubarão-baleia: o maior peixe do mundo

Dentre todas as espécies de peixes do planeta, o tubarão-baleia ganhou o título de maior peixe do mundo. O maior espécime registrado em 1987, tinha 20 metros de altura e o segundo maior, encontrado na Índia, possuía 18,8 metros.

Seu nome científico é Rhincodon typus, e é membro da família Rhincodontidae, um peixe cartilaginoso da ordem Orectolobiformes. Pode ser encontrado na maior parte dos oceanos, com exceção do Mar Mediterrâneo. No Brasil, a espécie nada por toda a costa, visto com frequência no arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco.

Risco de Extinção

Contudo, ser encontrado em qualquer lugar finda sendo um problema, pois o tubarão-baleia corre risco de extinção devido sua carne ser uma iguaria em muitos países asiáticos. Além do consumo da carne, as barbatanas são frequentemente vendidas como troféus e para exibição. E ainda há a invasão humana no seu habitat natural com a perfuração de petróleo e gás no mar.

Além disso, só possui predadores naturais como orca e tubarões-brancos, quando são ainda filhotes que os devoram, impedindo que cheguem a fase adulta.

Nado com Tubarão-baleia
Nado com Tubarão-baleia

Características

Apesar do nome, esse animal não é nenhum pouco assustador, pelo contrário, é muito dócil, o que permite o nado com o gigante. No entanto, é necessário o acompanhamento de pessoas capacitadas e a permissão da Marinha para o mergulho, pois vale lembrar que se trata de um animal selvagem.

Embora o grande peixe tenha traços do de tubarão, não é perigoso e sua semelhança com a baleia é, além do tamanho, a sua alimentação de organismos minúsculos, como os crustáceos que compõem o plâncton. Além disso, aprecia também alguns peixes e moluscos, como as lulas.

Fonte: Petz, National Geographic

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *