Qual o maior rio do mundo: Nilo ou Amazonas?
Por muito tempo, o título de maior rio do mundo pertenceu ao Rio Nilo, que fica localizado no continente africano. No entanto, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em julho de 2008, certificou que o merecedor deste título é o Rio Amazonas, localizado na America do Sul, sendo 140 quilômetros, maior que o Nilo.
Método de estudo
A metodologia e estudo para verificação do tamanho entre os rios, foi a combinação de imagens geradas pelo satélite Landsat 5, com as quais foram empregados Mosaicos Geocover e as imagens do sensor Modis, instalado em duas plataformas da NASA.
A fusão dos dois instrumentos foi imprescindível para a realização do estudo, proporcionando uma alta resolução a grande abrangência. O instrumento Modis, possui uma resolução espacial de 250 metros por pixel, o que possibilita a visão em grandes quadrados de mil quilômetros. Já os Moisaicos Geocover, tem a resolução 25 metros de pixel, cobrindo áreas de 180 x 180 quilômetros.
O estudo foi baseado em dois critérios. O primeiro é a hierarquia, seguindo a fluente que tem maior fluxo de água, a qual o Rio Amazonas já atendia. Já o segundo, um fator conceitual, é medir as vertentes mais afastadas de onde a água flui, mesmo as com menor quantidade hídrica. Fator este, que apontou o Rio Amazonas como o mais longo.
Rio Amazonas
- Extensão: 6.992 quilômetros
- Nascente: Sul do Peru
- Foz: Estado do Pará, Amazonas
O maior rio do mundo possui uma bacia que cobre 40% da América do Sul. Além disso, também se destaca por ser o rio de maior vazão de água do mundo e uma das fontes mais significativas de biodiversidade do planeta. Durante a época de cheia, o rio chega a ter a largura de 482 quilômetros e movimenta até 12,54 bilhões de metros cúbicos de água por minuto.
O rio brasileiro ultrapassa o rio Nilo em 140 quilômetros. O Inpe chegou a essa conclusão após os estudos feitos desde 1990 por meio de sensores e tecnologia de geoprocessamento remoto do Programa Espacial Brasileiro. No qual foi possível averiguar os canais do rio, antes não considerados, que se estendem até o Andes, no Peru. Assim, foi determinado que a nascente do rio fica localizada na Montanha Apacheta, Peru, e sua foz fica no Oceano Atlântico, entre os estados Pará e Amapá, Brasil.
Rio Nilo
- Extensão: 6.852 quilômetros
- Nascente: Burundi
- Foz: Mar Mediterrâneo, Egito
Com a nascente no oeste da Tanzânia, o Nilo percorre um longo caminho até desaguar em seu Delta, no Egito, onde se divide em vários braços antes de alcançar o Mediterrâneo. Sua principal fluente é o rio Kagera, situado na região leste da África.
O Delta do Nilo é uma vasta planície que tem o formato triangular, daí vem o nome. Dentre todos os seus canais, o Delta possui dois principais: o Roseta e o Diameta.
A bacia hidrográfica do Nilo abrange uma área de 3.349.000 km², incluindo territórios de Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.
Fonte: National Geographic, Agencia FAPESP