Quem foi Bob Marley? Veja 5 curiosidades sobre o Rei do Reggae

Quem foi Bob Marley? Veja 5 curiosidades sobre o Rei do Reggae

Bob Marley foi um ícone do reggae jamaicano, gênero musical que ele ajudou a popularizar e elevar à fama global. Sua música desempenhou um papel vital ao aumentar a conscientização sobre questões sociais e políticas, incluindo a luta contra a opressão, o racismo e a pobreza. Veja algumas curiosidades e saiba quem foi Bob Marley, o rei do reggae.

Além da sua música, Marley era conhecido por seu carisma e suas profundas convicções. Sua filosofia de vida, frequentemente expressa em suas letras, refletia sua busca incansável pela liberdade, justiça e espiritualidade. Consolidando seu legado como um dos músicos que marcaram o século XX.

1. Origens

O Rei do Reggae, nasceu na aldeia de Nine Mile, em Saint Ann Parish, Jamaica, no dia 6 de fevereiro de 1945. Seu nome de registro era Robert Nesta Marley, filho de Norval Sinclair Marley, um supervisor rural branco, e Cedella Malcolm, filha negra de um funcionário local. O pai de Bob não foi presente em sua vida, no entanto, recebeu seu sobrenome e o apoiou financeiro da família paterna.

A aldeia em que cresceu era bem conservadora quanto aos seus costumes e crenças de ascendência africana. Todos esses aprendizados serviram de inspiração para sua carreira de compositor com um contexto cultural mais enraizado.

Seus primeiros passos na música, iniciou em Kingston. “Costumava haver um lugar pequeno (…) onde fui uma noite, cantei uma melodia e ganhei uma libra. E um homem me disse para começar a cantar”, afirmou o cantor.

Daí em diante, resolveu se dedicar a música até que conheceu alguns produtores e teve primeiras músicas lançadas: “Judge Not”, “Terror” e “One More Cup of Coffee”. Mas, sem muito sucesso, Marley teve um pagamento de apenas 20 libras pelos seus primeiros trabalhos.

2. Família

Em 1966, Bob Marley se casou com Rita Marley. Ao todo, Marley tinha 11 filhos, 3 com Rita, 2 filhas, fruto de outro casamento da esposa e os demais foram com diferentes mulheres.

O casamento teve seus altos e baixos, no entanto, o casal enfrentou todas as dificuldades e continuou unido até a morte de Marley.

Os filhos de Bob, seguiram seus passos levando adiante o legado do pai. Defendendo seus ideais e através da música e honrando sua memória espalhando sua mensagem de amor e justiça para as próximas gerações.

Família de Bob Marley
Família de Bob Marley

3. Carreira Musical

Sua jornada musical começou de fato, quando ele e seus dois amigos, Peter Tosh e Bunny Wailer, fundaram a banda The Wailers. Nesse ínterim, fazia aulas de canto, ritmo e melodia com o cantor Joe Higgs.

Como compositor, Marley sempre procurava transmitir mensagens que retratassem as batalhas sociais e o aspecto espiritual da comunidade jamaicana. O som da banda foi moldado na música jamaicana que conhecemos hoje, passando primeiro pelo ska se misturando com rocksteady.

Este álbum impulsionou The Wailers, aumentou sua popularidade nos anos 60 a 70, o que resultou em uma turnê de grande sucesso pelos Estados Unidos e Reino Unido, seguida pela gravação de um novo disco, “Burnin'”, lançado para venda em outubro de 1973.

Posteriormente, em 1974, Marley saiu da banda e deu início a sua carreira solo, lançando uma série de álbuns que estabeleceram sua reputação como uma figura icônica do gênero reggae e um dos músicos mais influentes do século XX.

O início de sua carreira solo foi marcada pelo álbum “Natty Dread”, com os sucessos: “No Woman, No Cry” e “Lively Up Yourself”. Em 1976, o álbum “Rastaman Vibration” aumentou sua influência global, apresentando faixas como “War” e “Roots, Rock, Reggae”. No entanto, foi com “Exodus” em 1977 que Marley atingiu renome internacional, criando hinos como “Jamming” e “Three Little Birds”.

4. O amor pelo futebol

Mas nem só de música vivia Marley. O cantor era apaixonado por futebol: “futebol é uma arte completa em si. É todo um universo. Eu amo futebol porque é preciso ser um artista para praticá-lo. Quando nós jogamos futebol, também fazemos música. Eu preciso disso. Liberdade! Futebol é liberdade”, disse Bob.

Em uma única visita ao Brasil, o cantor aproveitou a oportunidade para jogar uma partida no rio de Janeiro com alguns nomes importantes da música popular brasileira, alguns deles são: Chico Buarque, Toquinho, Junior Marvin e o ex-jogador profissional Paulo Cézar Caju.

Bob Marley em partida de futebol no Brasil
Bob Marley em partida de futebol no Brasil

5. Morte

Por fim, Bob Marley faleceu aos 36 anos, no dia 11 de maio de 1981, vítima de um câncer de pele, melanoma acral lentiginoso, mais comum em pessoas de pele escura.

Tudo começou, quando em uma partida de futebol em Londres, em 1977, Marley machucou o dedão do pé direito, e a ferida nunca cicatrizou, o obrigando a procurar tratamento médico. Foi aí que recebeu seu diagnóstico e foi-lhe dito que deveria amputar o dedo, entretanto, se recusou a fazer o procedimento devido a sua crença rastafári.

A consequência disso, foi o rápido progresso do câncer atacando outras partes do seu corpo. Diante disso, Bob não resistiu e faleceu algum tempo depois.

Fonte: CNN Brasil, Aventuras na História, Segredos do Mundo

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *