Saiba quais são as frutas que cachorro não pode comer

Saiba quais são as frutas que cachorro não pode comer

Frutas são sinônimo de saúde para nós humanos, entretanto, para os cachorros não é bem assim. Existem frutas que não são indicadas para o seu melhor amigo, pois pode causar indigestão e afetar sua saúde e bem-estar. Pensando nisso, veja agora as frutas que cachorro não pode comer.

Cachorro pode comer fruta?

Frutas não devem ser a base da alimentação dos cachorros, no entanto, algumas frutas e legumes podem ser oferecidos ao pet como petiscos eventualmente. Alguns exemplos são morangos, manga, pera, goiaba, maçã, caju e banana.

Contudo, é aconselhável a busca por orientação de um médico veterinário para a recomendação da dieta correta conforme o estado de saúde do seu cãozinho.

Frutas que cachorro não pode comer

Laranja, abacaxi e limão

Apesar de serem conhecidas pelos benefícios provenientes da vitamina C, laranja, abacaxi e limão devem ficar longe da dieta dos cãezinhos. Sua acidez em excesso pode causar gastrite e outras complicações.

Maracujá

No caso do maracujá, somente a polpa pode ser oferecida ao animal, sem as sementes, casca e folhas. Contudo, a dificuldade em separar a polpa da semente, retira o item da lista das frutas que os cachorros podem comer.

Abacate

O abacate possui uma substância chamada persina, altamente tóxica para os cães. Além disso, pode desencadear problemas gastrointestinais nos cães e problemas no coração.

Uva e passas

Embora ainda não se saiba ao certo a causa, as uvas e as passas são extremamente perigosas para os doguinhos. Há vários relatos de estados de doença ou até óbito, após o animalzinho ter ingerido a fruta.

Carambola

A carambola contém uma toxina natural que pode afetar os rins dos cães, causando sintomas como vômitos, diarreia, salivação excessiva, tremores e presença de sangue na urina. Isso se deve à sua alta concentração de ácido oxálico, que pode levar à formação de cálculos nos rins e na bexiga, resultando em insuficiência renal.

Além disso, a carambola também contém caramboxina, uma toxina que pode causar alterações neurológicas e agravar o comprometimento renal.

Cereja e damasco

Apesar de pequena, a cereja apresenta grandes riscos para os cães. Seu caroço e casca possui cianeto, substância que pode causar falência respiratória, e por prejudicar o transporte de oxigênio, o resultado é a morte do animal. Da mesma forma o damasco, por mais que sua polpa seja saudável para o animal, a casca e folhas apresentam cianeto.

Coco

Mais uma das frutas que cachorro não pode comer, é o coco, devido à presença de triglicerídeos, o consumo pode resultar em inchaço abdominal, desconforto, dor estomacal e diarreia.

Açaí

O açaí contém teobromina, uma substância também encontrada no chocolate, que pode causar intoxicação em cães. Portanto, é recomendado evitar oferecer açaí aos cães.

Figo

Além de desencadear alergias, a ingestão de árvores ou plantas pode provocar vômitos e diarreia em cães. Também são comuns processos inflamatórios na pele como reações adversas.

Fonte: Terra, Pets

Alexandre Petrović

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *