Sapo preto da chuva: Fatos incríveis sobre essa criatura bizarra!
O sapo preto da chuva, é uma espécie de sapo escavador que vive no alto das montanhas de Cape Fold, na África do Sul. Com uma aparência não muito amigável e pele completamente escura, esse sapo é mais ativo nas estações chuvosas, como sugere seu nome, e se refugia em tocas durante os períodos secos. Apesar de ser um sapo, não se destaca por habilidades de pular ou nadar.
Comportamento
O sapo preto da chuva é nativo de uma área muito limitada na Terra, especificamente nas Montanhas Cape Fold, no sul da África do Sul. Este animal noturno prefere florestas e charnecas em encostas e planaltos de montanha, vivendo em altitudes entre o nível do mar e 1.000 metros. Ele é um escavador habilidoso, criando túneis rasos de cerca de 15 cm de profundidade.
Proteção contra predadores
Os sapos pretos escavadores empregam uma estratégia de defesa impressionante contra predadores. Quando se sentem em perigo, eles rapidamente se enterram no solo, desaparecendo da vista de possíveis agressores.
Sua habilidade de escavar é notável, permitindo-lhes se aprofundar no solo em segundos. Essa tática eficaz os protege de predadores como aves, cobras e mamíferos que poderiam ameaçar esses pequenos anfíbios.
Não são ativos na água
Uma curiosidade fascinante sobre essa espécie é sua relação única com a água. Ao contrário da maioria dos sapos, que possuem uma fase de girino aquático em seu ciclo de vida, esses anfíbios se desenvolvem diretamente do ovo para a forma adulta, sem passar pela fase de girino.
Por isso, os sapos pretos escavadores são altamente adaptados à vida terrestre e têm pouca dependência de ambientes aquáticos. Eles obtêm a umidade necessária para sobreviver a partir do ambiente terrestre das montanhas Cape Fold.
Cara emburrada
Por mais que pareçam que esses pequenos animais estejam constantemente de enraivecidos, a explicação para essa expressão facial é bem simples. Isso ocorre porque o formato de suas bocas é invertido em relação ao que estamos acostumados, dando a impressão de uma careta.
No entanto, apesar de parecerem mal-humoradas, essas fascinantes criaturas não representam uma ameaça real para quase ninguém.
Saliência na pele
Sua pele é coberta por pequenas saliências conhecidas como tubérculos, dando uma aparência verrugas por todo o corpo. A função dessas glândulas consiste em absorver a umidade do ambiente para manter a pele sempre úmida, uma vez que este anfíbio não bebe água com frequência.
Acasalamento peculiar
De maneira bastante singular, durante a relação sexual, a fêmea secreta uma substância pegajosa para impedir que o macho escape. Após a fêmea depositar os ovos, o macho geralmente permanece para protegê-los até a eclosão.
Fonte: Mega Curioso, Our Breathing Planet, Capitalist