Sapo tem dente: Conheça a única espécie com arcária dentária

Sapo tem dente: Conheça a única espécie com arcária dentária

Alguma vez você já se perguntou se sapo tem dente? Geralmente, não, no entanto, uma espécie descoberta em 1882, o Gastrotheca guentheri tem intrigado pesquisadores e estudiosos da Universidade da Flórida, Estados Unidos, por possuir um conjunto completo de dentes irregulares tanto na parte superior quanto inferior da boca.

Os “dentes” são extremamente pequenos, do tamanho de grãos de areia, o que dificulta muito o seu estudo, e a confirmação da presença de dentina e esmalte, sendo necessário o uso de técnicas de alta resolução.

Arcária dentária do Gastrotheca Guentheri
Arcária dentária do Gastrotheca Guentheri

Mas afinal, esse sapo tem dente ou não?

Os sapos desafiam as expectativas com sua dentição única. Contrariando teorias biológicas, pesquisadores descobriram que elas perderam e recuperaram os dentes várias vezes ao longo de milhões de anos de evolução. Espécies como o Gastrotheca guentheri desenvolveram dentes novamente, desafiando o conceito de que uma vez perdidos, nunca mais retornam.

Assim, os pesquisadores optaram por tomografias computadorizadas para esclarecer o assunto e descobriram a presença de dentina e esmalte nessas estruturas da mandíbula, confirmando que não se tratavam de ossos. Eles sugerem que a chave para entender esse fenômeno está na intrincada via de desenvolvimento dentário mantida na maioria dos anfíbios vivos. Além disso, um estudo recente destacou outra peculiaridade: sapos que transportam seus ovos em “bolsos”, uma ocorrência rara.

Fonte: Futurity, Canaltech

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *