Vanessa Lopes no BBB: desistência e quadro psicótico agudo
Após um curto período na casa mais vigiada do Brasil, Vanessa Lopes apertou o botão de desistência do BBB, apresentando uma mudança de comportamento um tanto inusitada.
Há cerca de um mês, Vanessa Lopes, com 22 anos, decidiu deixar o Big Brother Brasil ao pressionar o botão de desistência, após enfrentar um período tumultuado na casa.
As mudanças em seu comportamento não passaram despercebidas pelos demais participantes e do pessoal de casa.
Enquanto estava no BBB, a influencer recebeu apoio psicológico, e sua família, acompanhando tudo pela televisão, mantinha uma comunicação constante com a equipe do programa.
Inicialmente, os pais de Vanessa acreditavam que as ações da filha faziam parte de uma estratégia de jogo. Porém, mais tarde foi diagnosticada com quadro psicótico agudo.
O Tratamento psiquiátrico de Vanessa Lopes pós BBB
Logo após sua saída do BBB, Vanessa iniciou tratamento psiquiátrico. O médico responsável pelo caso, também presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, explica o quadro psicótico agudo que ela enfrentou. Houve um rompimento com a realidade de forma abrupta, pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo sem histórico de doença mental.
Ele destaca que não é necessário um histórico prévio para diagnosticar esse tipo de quadro, e o futuro dependerá das intervenções feitas no presente diante da presença da doença. O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, enfatiza a importância da intervenção precoce para obter melhores resultados e prognósticos.
O que é quadro psicótico agudo?
O doutor Antônio Geraldo explica: “Nós chamamos de quadro psicótico agudo aqueles quadros em que a pessoa vem dentro da característica de um funcionamento normal e repentinamente ela rompe com a realidade e passa a viver uma realidade paralela.”
É frequente observar sinais como desordem mental, mudanças na percepção da realidade (alucinações e/ou delírios), variações no comportamento (agressividade ou imprevisibilidade), flutuações de humor e na forma como a pessoa interage com os outros e o entorno.
Essa condição é classificada como uma urgência psiquiátrica, exigindo uma intervenção ágil.
A recuperação completa geralmente ocorre dentro de alguns meses, mas em alguns caso em dias ou semanas.
Vanessa vem recebendo apoio da família e de amigos e continua seguindo as orientações médicas para sua total recuperação.