Vulcão mais antigo do mundo está no Brasil

Vulcão mais antigo do mundo está no Brasil

No sul do Pará, Brasil, entre os rios Tapajós e Jamanxim, região como conhecida como Uatumã, encontra-se o vulcão mais antigo do mundo, o Vulcão Amazonas, descoberto durante uma pesquisa de campo por geólogos da Universidade de São Paulo (USP) em 2002.

O que é um vulcão?

Vulcão é uma formação geológica composta por uma massa de rocha derretida. Essas estruturas são criadas quando o magma, juntamente com gases e partículas quentes, escapam para a superfície devido às altas temperaturas em seu interior, resultando em erupções vulcânicas.

Um exemplo notável é o vulcão mais antigo do mundo, que, embora inativo, já foi palco de erupções poderosas. Embora as erupções sejam fenômenos naturais, elas frequentemente causam grande destruição, tornando-se uma preocupação para muitos territórios em todo o mundo.

No entanto, a lava resultante das erupções também pode trazer benefícios para o solo, pois, ao entrar em contato com a superfície fria, solidifica-se, formando novas rochas, conhecidas como basalto.

Características do Vulcão

Com 1,9 bilhão de anos, o vulcão Amazonas possui cerca de 22 km de diâmetro e um cone que já alcançou 400 metros de altura durante suas erupções. Sua estrutura é tão extensa que se estende pelos territórios da Amazônia, Mato Grosso, Pará, Roraima, Venezuela e Suriname.

O Vulcão Amazonas pode entrar em erupção?

Embora essa área seja composta por rochas vulcânicas que testemunharam grandes atividades vulcânicas no Brasil há cerca de 300 milhões de anos, o vulcão Amazonas é considerado extinto, não correndo o risco entrar em erupção novamente, representando uma riqueza geológica única em nosso país.

Vulcão Amazonas localizado entre os rios Jamanxin e Tapajós
Vulcão Amazonas localizado entre os rios Jamanxin e Tapajós

Fonte: Medium, Segredos do Mundo

Gabriel Moretti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *